21/05/2011

Domingo dia 22 de Maio de 2011

Assista, neste domingo, sem custo, o I Congresso Virtual de Psicologia, Saúde e Educação

Ao logar no auditório sempre coloque nome e sobrenome,
caso queira Certificação Digital em seu nome faça contato pelo e mail: oliveirapsi@gmail.com
ou entre no link:

e faça sua inscrição.

Auditório 01

Auditório 02


09h00

Auditório 01 – http://isec.psc.br/salas/01.html
“A Importância da alquimia e dos rituais para o processo de individuação na psicologia analítica de Jung” – Uma analogia entre os processos alquímicos e o ritual cristão da Santa Ceia para mostrar que a consciência do eixo psicológico Ego/Self leva ao processo de individuação.
Palestrante: Sandra Regina Santos – Psicóloga CRP 05/29583 - Pós-graduada em Geriatria e Gerontologia – UERJ – RJ; Pós-Graduada em Terapia Familiar - UCAM – RJ; Pós Graduada em Psicologia Junguiana pelo IBMR - RJ

Auditório 02 - http://isec.psc.br/salas/02.html
“Arte e neurociência – A arteterapia cuidando do ser” - Pesquisa baseada no trabalho denominado Criatividade e Cérebro, criado em 1992, na modalidade de curso e de atendimentos individuais para as mais diversas faixas etárias, demandas e áreas profissionais, com o objetivo de mostrar o efeito da Arte para o equilíbrio do ser, com base nas pesquisas em Neurociência.
Palestrante: Celeste Carneiro - Arteterapeuta, Terapeuta Junguiana e Transpessoal, Artista Plástica, Educadora e autora de vários livros sobre o tema.

Auditório 03 – http://isec.psc.br/salas/03.html
“A utilização da hipnose no auxílio do desenvolvimento da auto-eficácia” – A apresentação foca em diversos estudos comprovaram que as crianças que se percebem com bom senso de autoeficácia obtêm melhores desempenhos escolares e são vistas pelos pais com menos problemas.
Palestrante: Gil Gomes – Psicólogo – CRP 05/32158 Diretor do Instituto Brasileiro de Hipnose; Pós graduado em Terapia Cognitivocomportamental; Pós graduado em Hipnose clínica e hospitalar; Mestrando em Psicologia da educação.

09h40

Auditório 01 – http://isec.psc.br/salas/01.html
"Um cenário ideal e um cenário possível no marco de uma prospectiva pedagógica da EAD" - Um cenário ideal e o cenário possível, essa palestra versa sobre esse tema. Se existisse a plataforma perfeita, teríamos uma interação on line imediata com os alunos, os quais cumpririam todos os prazos agendados e participariam dos fóruns de discussão de maneira ativa e pró-ativa. Um cenário no qual o tutor trabalharia com apenas 30 alunos por turma ( aqui no Brasil há turmas de 300 alunos por tutor ), possibilitando uma relação mais subjetiva e amorosa entre este profissional e seus alunos.
Palestrante: Profa. Me. Júlia Eugênia Gonçalves - Mestre em educação pela UFF/RJ, área de concentração : psicopedagogia; psicopedagoga clínica por E.Psi.BA, Argentina. Especialista em tutoria virtual pela OEA; especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem pela OEI. Membro do Conselho Nacional da ABPp- Associação Brasileira de Psicopedagogia durante 12 anos consecutivosd,até 2010; presidente da Fundação Aprender, Varginha/ MG; coordenadora pedagógica do Projeto EducEAD.

Auditório 02 - http://isec.psc.br/salas/02.html
“Avaliação de desempenho – um programa sem medos” – Apresentação de um programa que busca a aplicação da Avaliação de Desempenho seja nas organizações empresariais, seja nas Instituições de Ensino Formal, eliminando-se os medos culturais e psicológicos, que prejudicam esse processo.
Palestrante: Ana Maria Leandro – Escritora – Reg 3725/UBE; Coordenadora do Núcleo UBE/BH; Consultora de RH e Jornalista.

Auditório 03 – http://isec.psc.br/salas/03.html
"A normose informacional e seus reflexos na vida dos internautas" - A palestra tem como proposta discutir estes novos desafios que teremos de enfrentar no inicio deste século em função do oceano de possibilidades e de informações que estão sendo disponibilizados por estes ambientes virtuais.
Palestrante: Dr. Carlos Henrique Medeiros de Souza - Doutor em Ciencias Sociais (Comunicação e Processos ) pela UFRJ - Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. Coordenador do Mestrado Interdisciplinar - PGCL / UENF

10h20

Auditório 01 –http://isec.psc.br/salas/01.html
“O comportamento do consumidor verde: uma análise do consumo de produtos orgânicos” - Temas como selo verde, produtos orgânicos, reciclagem têm ganhado notoriedade em discussões amplamente divulgadas pela mídia referentes as preocupações com produtos transgênicos e a utilização de fertilizantes químicos para melhoria das colheitas.
Palestrante: Prof. Me. Rodrigo Anido Lira - Administrador pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Cognição e Linguagem e Doutorando em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro.

Auditório 02 – http://isec.psc.br/salas/02.html
"O uso da modalidade de educação á distância no ensino de Psicologia: limites e possibilidades" - Este trabalho objetiva analisar criticamente o uso da modalidade á distância no ensino de Psicologia. Apresentando os aspectos legais, suas possibilitades e seus limites acadêmicos.
Palestrante - Prof. Dr. Luís Antonio Monteiro Campos - Doutor em Psicologia UFRJ e Coordenador do Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá.

Auditório 03 – http://isec.psc.br/salas/03.html
“Hipnose uma ferramenta na psicologia das emergências com as vitimas da catástrofe do Rio de Janeiro” – Apresentação do trabalho e as técnicas de hipnose de visualização criativa, projeção para o futuro, metáforas, sugestões e autoscopia que foram utilizadas nas vitimas da catástrofe da região serrana de Teresópolis de Barra do Imbui.
Palestrante: Clystine Abram O. Gomes - Psicóloga CRP 05/15048 - Presidente do Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada, coordenadora da pós-graduação em hipnose clinica, hospitalar e organizacional da SPEI.

11h00

Auditório 01 – http://isec.psc.br/salas/01.html
"Aspectos legais da comunicação em língua brasileira de sinais como instrumento de atendimento clínico e educacional" - O tema trata da valorização da utilização da Libras – Língua Brasileira de Sinais como instrumento de comunicação no atendimento clínico e educacional e a identificação do amparo legal que garantem o atendimento clínico e educacional em Libras para usuários surdos, através de pesquisa na perspectiva jurídica.
Palestrante: Edmarcius Carvalho Novaes - Gerente da Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência - CAAD, de Governador Valadares/MG, sendo conselheiro governamental nos seguintes Conselhos: Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD e Conselho Municipal de Transito e Transporte - CMTT, todos da cidade de Governador Valadares e leciona Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Auditório 02 - http://isec.psc.br/salas/02.html
"TDA/H - possibilidades diagnósticas e de intervenção" - A palestra pretende situar o Transtorno do Déficit de Atenção, seu diagnóstico e as possibilidades psico-educativas existentes para o manejo clínico, institucional e escolar. Abordará, ainda, algumas definições, seus subtipos, sintomas e manifestações do quadro, bem como a característica multimodal de seu modelo de avaliação.
Palestrante: Profª Me. Marilene Lima - Psicóloga Clínica (UMESP), Mestre em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP), Diretora da Policlínica Edukaleidos: Educação e Psicologia para o bem-estar (São Paulo), autora e tutora dos cursos: Problemas de Aprendizagem: Distúrbios Psiconeurológicos (9ª turma) e Transtorno do Déficit de Atenção: Diagnosticando e Intervindo (7ª turma) do Projeto EducEAD implementado pela Fundação Aprender (Varginha/ MG).

Auditório 03 - http://isec.psc.br/salas/03.html
"Processos Criativos Contextualizados na Arte-Educação" Pensar em educar é buscar formas para criar sentidos e fazer descobertas ao longo do caminho e da construção do saber. Apresentaremos uma pesquisa em que evidenciamos vivências pessoais dos participantes, que estão simultaneamente imersos em uma coletividade social-histórica e um determinado contexto, trouxemos à luz a voz do sujeito de modo a torná-lo um narrador de si mesmo, ouvite do outro e reflexivo sobre sua forma de criar e produzir arte. Como resultado foi percebido que a pesquisa estimulou reflexão e as trocas intersubjetivas que possibilitaram (re)significar ideias sobre si e sobre a criatividade, em que processos e experiências ganharam um novo lugar.
Palestrante : Profa. Anita Rink - Mestranda em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira, Psicóloga pela Universidade Salgado de Oliveira, Arteterapeuta pela Clínica POMAR, Arte-Educadora pela CECAP/CEN e Artista Plástica formada pelo Liceu de Artes e Ofícios (RJ) com pós graduação pela Scuola Machiavelli (Florença/Itália). Atuou na Secretaria Municipal de Educação de Niterói. Psicóloga clínica e também desenvolve atividade com Arteterapia individual e em comunidades (Rio de Janeiro/Gradim e Piauí/Barra Grande). Participa do Grupo de Pesquisa "Linguagem e Modos de Subjetivação" – Desenvolvimento Sócio-cognitivo, Relações Interpessoais e Educação no Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira.

11h40

Auditório 01 – http://isec.psc.br/salas/01.html
"A literatura infantil no universo da psicosfera: interface possível e positiva" - A palestra tem como eixo vertebrador a literatura infanto juvenil ancorando o pensar sobre o universo psicológico de crianças e jovens ou até mesmo de adultos, contribuindo para a formação ou re-formação do sujeito. Temáticas que versam sobre preconceito, autoestima, aceitação de si mesmo e do outro, diferença, medo, perda, luto e culpa, serão apresentadas como uma alternativa para os ambientes: familiar, escolar e clínico.
Palestrante: Profª Me. Sandra Branco - mestre em educação, arte e história da cultura, professora universitária, psicanalista e escritora de livros de literatura infanto juvenil e de formação de professores.

Auditório 02 – http://isec.psc.br/salas/02.html
"Educação para a Economia Familiar" - Entendendo o que é economia em uma contextualização básica da economia doméstica. O papel da mulher na economia e o reflexo da educação financeira familiar frente à economia mundial, incluindo a educação econômica sustentável. A palestra também aborda temas como a mesada custo ou participação dos filhos na economia familiar? Como controlar seus gastos – (Planilha Prática) e dicas de economia familiar.
Palestrantre: -Profa. Andréia Nogueira A. de Andrade - Bacharel em Administração de Empresas Mentora do Projeto NAF – Núcleo Administrativo e Financeiro/FIEMG.

Auditório 03 - http://isec.psc.br/salas/03.html
Participação do CRP-05 Conselho Regional de Psicologia Rio de Janeiro.
Palestrante: Profa. Msc. Vivian de Almeida Fraga - Psicóloga graduada pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), mestre em Psicologia Social (2009) e com especialização em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2007). Atualmente, coordenada projetos sociais das obras de intervenção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do município de Nova Iguaçu.

http://isec.psc.br/salas/01.html

http://isec.psc.br/salas/02.html

http://isec.psc.br/salas/03.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário