Dia 20 de Maio - Domingo - Essa etapa do II CVPSE foi realizada com palestras virtuais ao vivo, onde o palestrante e o congressista se encontraram pelo ambiente do audiório virtual. Esses, aqui dispostos, são os regitros do AUDITÓRIO EDITORA WAK.
9h00
– “Arte, Neurociência e Transcendência” A
Arte tem sido um campo vastíssimo de investigação, em toda sua amplitude, desde
os tempos mais remotos. A Neurociência, com os avanços tecnológicos, desvenda
os mistérios do Homem, avança para um futuro promissor, abrindo campo
para pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. A Transcendência
nos mostra o Ser Integral, englobando as múltiplas dimensões, com respeito
e consideração a fim de que a saúde seja plena e o equilíbrio duradouro.
Palestrante: Profª Celeste
Carneiro - Arteterapeuta, Terapeuta Junguiana e Transpessoal, Artista
Plástica, Educadora e autora de vários livros sobre o tema.
10h00 –
"A mediação didática
na EaD" A
Experiência da Aprendizagem Mediada e sua aplicação na Educação à
distância. O
que é a EAM - Experiência da Aprendizagem Mediada proposta pelo psicólogo
romeno Reuven Feuerstein? Como esta técnica pode ser utilizada por professores/
tutores nos cursos a distância, colaborando para o sucesso dos alunos e para
diminuir a evasão ? Os critérios de mediação criados por Feuerstein , quando
utilizados na EaD apresentam os mesmos resultados quando são empregados pelo
professor na sala de aula presencial ?
Palestrante: Profa. Msc. Júlia Eugênia - graduação
em
História(bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal
Fluminense
(1972) e mestrado em Educação pela Universidade Federal
Fluminense (1977).
Especialização em Psicopedagogia Clínica por
E.PSI. BA,
Argentina;especialização em Tutoria Virtual pela OEA-
Organização dos Estados
Americanos; especialização em Ambientes Virtuais de
Aprendizagem pela
Organização dos Estados Ibero-Americanos, Virtual Educa,
Argentina; Atualmente é presidente da
Fundação
Aprender para Educação, Cultura, Ciência e
Tecnologia,em Varginha, MG,
coordenadora e docente de cursos de Pós- Graduação
Lato-Sensu em
Psicopedagogia. Coordena o Projeto de Educação a
Distância - EducEAD .
11h00
– “Pedagogia de
Projetos” - O trabalho com projetos proporciona aos alunos uma aprendizagem
prazerosa e significativa. Os projetos pedagógicos permitem uma aprendizagem por meio da
participação ativa dos educandos, vivenciando as situações - problema,
refletindo sobre elas e tomando atitudes diante dos fatos.
Palestrante: Profª Paty Fonte – Pedagoga, especialista
em pedagogia de projetos e educação infantil. Idealizadora e diretora dos sites
www.projetospedagogicosdinamicos.com
e
www.cursosppd.com.br . Autora do livro “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a
paixão de educar e o desafio de inovar”, publicado pela WAK editora; colunista
de revistas paradidáticas; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de
educação continuada a docentes, coach; palestrante.
Profa. Paty Fonte
12h00 – “Dinâmicas
de Grupo em Sexualidade - Atividades para trabalhar com adolescentes" - A dinâmica de grupo é um recurso usado há mais de seis
décadas, cujo idealizador foi Kurt Lewin. Este instrumento pode ser utilizado
nas mais diversas áreas da vida e do conhecimento, com diferentes objetivos.
Porém, é muito raro encontrar publicações contendo dinâmicas aplicadas à área
da sexualidade.
Palestrante:
Profª Cristianne Magalhães - Bacharel em Estatística
(UERJ), Pós-Graduada em Sexualidade Humana (UESA), Educadora, Escritora,
Artesã.
13h00 – “Reflexões
cerca da identidade cultural surda: um olhar sobre o processo de
ensino-aprendizagem do outro” As atuais práticas discursivas sobre o
processo de ensino-aprendizagem das pessoas surdas passa pela obrigatoriedade
da inclusão destas no sistema de ensino regular. A importância de se
compreender a conformação da identidade destes sujeitos, sobretudo na perspectiva
cultural, determinará a eficácia do processo de formação de sujeitos
protagonistas de suas vivências.
Palestrante: Edmarcius Carvalho Novaes - Gerente da
Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência - CAAD, de
Governador Valadares/MG, sendo conselheiro governamental nos seguintes
Conselhos: Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, Conselho
Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD e Conselho Municipal de Transito e
Transporte - CMTT, todos da cidade de Governador Valadares e leciona Língua
Brasileira de Sinais - Libras.
14h00
– “Como fazer com que a Escola Pública ofereça uma educação
que prime pela cidadania crítica e não idiotização de seus alunos?” – A escola
precisa encontrar maneiras de ajudar a desenvolver e manter a consciência de
seus educandos para que estes possam ser protagonistas, não se deixando alienar
por um sistema corrupto e corruptor, ceifando assim seus sonhos e suas
dignidades. Assim, ela implicará na transformação de comportamento, ou seja, em
um devir que fomentará nosso educando a busca de um conhecimento corrosivo, não
totalmente institucionalizado. Conhecimento pertinente que faça dele um cidadão
crítico e senhor de sua vida.
Palestrante: Prof. Msc. Wolmer Ricardo Tavares -Mestre em Educação e
Sociedade (2006) UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos, especialista em
Análise de Negócios e Informação (2000) pela FATEC/MG, especialista também em
Análise de Sistemas (1996) pela FERP Fundação Educacional Rosemar Pimentel
Volta Redonda RJ e graduado em Matemática (1994) pela mesma instituição. Escritor,
palestrante e atua como docente universitário na UNIPAC Lafaiete.
16h00
– “Entendendo Mais para Praticar Melhor.
Desenvolvimento e diagnóstico diferencial das dificuldades e distúrbios de
linguagem falada e escrita” - Apresentação
teórica e prática de conceitos e sua
associação com o desenvolvimento da linguagem falada e
aprendizagem da leitura e escrita. A apresentação
visa evidenciar a relevância do
conhecimento do desenvolvimento infantil com a utilização
de recursos,
desde a mais tenra idade e, propiciar adequadas e
estimulantes condições de desempenho no quetange a
Educação e Aprendizagem como um todo para prevenir,
reconhecer, minimizar, auxiliar e conduzir de maneira mais adequada
problemas na aquisição da fala e leitura /escrita.
Palestrante: Profª Dra. Mariângela Stampa - Graduada
em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1985)-CRF.a 2940-RJ,
especialista em Patologias da Voz pela Universidade Estácio de Sá (1988);
especialista em Linguagem pelo Conselho
Federal de Fonoaudiologia-C. F.Fa. (1999), especialista em Fonoaudiologia
Educacional pelo Conselho Federal de
Fonoaudiologia-C. F.Fa. (2011), Pós-Graduada em Psicomotricidade-Educação e
Reeducação Psicomotora pelo UNI-IBMR-Instituto Brasileiro de Medicina de
Reabilitação (1992), obtendo Título de Psicomotricista pela Sociedade
Brasileira de Psicomotricidade (1995). Doutora em Fonoaudiologia com
especialização em Comunicação Humana pela Universdidad Museo Social Argentino
(2007).
17h00
– “Psicomotricidade, uma linguagem
corporal: Manisfestações para a sabedoria” - O corpo é o principal meio de
comunicação com o mundo. O pensamento concebe a ação articulando a afetividade,
a cognição e a psicomotricidade como modalidade complexa de conhecimento. A
ação criadora, a imaginação e a reflexão da dimensão prática é o saber
trabalhar na construção de um fazer artístico: A psicomotricidade.
Palestrante: Profª Msc.
Fátima Alves -Fonoaudióloga, Sócio-terapeuta
Ramain-Thiers, Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências
da Saúde e do Ambiente, UNIPLI.Docente de Pós-graduação em Psicomotricidade da
UNIPLI e Pós-graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da
AVM Faculdade Integrada.Professora Convidada do curso de pós-graduação em
Psicopedagogia da FAMESP. Conselheira da ABP. Autora de livros. Participante de
eventos nacionais e internacionais em Psicomotricidade e Educação como
ministrante em palestras, cursos e workshops.