15/03/2023

CURSO DE FORMAÇÃO EM HIPNOSE CLÍNICA

 


CURSO DE FORMAÇÃO EM HIPNOSE CLÍNICA TELEPRESENCIAL Seja um profissional diferenciado no mercado. Atue com Hipnose Clínica e possibilite aos seus clientes uma visão mais profunda sobre si e a vida. Tenha acesso às melhores técnicas e ferramentas da moderna hipnose e conheça a abordagem desenvolvida pelos professores Beatriz Acampora e João Oliveira de HNS – Hipnose Neurossensorial. Veja todos os detalhes nesse link abaixo - início em maio - um sábado por mês - seis meses: https://www.isec.psc.br/cursos-desenvolvimento-humano/curso-de-formacao-em-hipnose-clinica-hipnoterapia/

05/02/2023

MASTERMIND CRIATIVO

 


MASTERMIND CRIATIVO

Um processo Mastermind é formado por pessoas que se reúnem presencialmente de forma regular para discutir assuntos relevantes e compartilhar conhecimento e ideias.

O objetivo do Mastermind é criar uma atmosfera de networking, aprendizado e colaboração.

Os membros podem trabalhar juntos em projetos ou simplesmente trocar conselhos e opiniões sobre tópicos de interesse em comum.

Geralmente, uma mesa Mastermind reúne pessoas que possuem afinidades em diversos pontos do conhecimento humano e estão dispostas a compartilhar isso.

Já o processo o MASTERMIND CRIATIVO substitui o Mastermind normal quando não há possibilidade de reunir, presencialmente, pessoas do nosso interesse.

Isso pode ocorrer por dois principais motivos: não temos acesso a essas pessoas ou elas viveram em outras épocas.

Assim, com a ajuda de um treinamento é possível criar uma estrutura mental onde podemos encontrar, com a nossa imaginação, as maiores mentes da humanidade!


Saiba mais em:

https://www.isec.psc.br/mastermind/

21/08/2022

SEMANA DA PSICOLOGIA

 


SEMANA DA PSICOLOGIA

De 21 à 28 de agosto de 2022

Faça seu cadastro como profissional ou estudante de psicologia e ganhe três e-books

Todos os cursos online com valores promocionais até o dia 28/08 !

Saiba todos os detalhes nesse link abaixo:

https://www.isec.psc.br/semana-da-psicologia/


15/08/2020

ANAIS I CONGRESSO DE HIPNOSE CLÍNICA NEUROSSENSORIAL DE 05 A 06/09 2020

 I CONGRESSO DE HIPNOSE CLÍNICA NEUROSSENSORIAL

Evento online promovido pelo ISEC - Instituto de Psicologia Ser e Crescer - CASA DOS 7 SABERES.


De 05 a 06/09 2020


ESTRUTURA

Comissão científica:

Profa. Dra. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira - Doutora em Saúde Pública - Mestre em Cognição e Linguagem UENF

Prof. Dr. João Batista de Oliveira Filho - Doutora em Saúde Pública - Mestre em Cognição e Linguagem UENF

Profa. Dra. Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira - Doutora em Ciências da Educação - Mestre em Cognição e Linguagem UENF

Profa. Dra. Martha Verônica Câmara Barbosa - Doutora em Saúde Pública - Mestre Profissional em Ensino da Saúde e do Ambiente

Profa. Dra. Maura Nogueira Cobra - Doutora em Ciências em Educação - Mestre em Saúde da Família


Comissão organizadora:

Profa. Dra. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira - Doutora em Saúde Pública - Mestre em Cognição e Linguagem UENF

Prof. Dr. João Batista de Oliveira Filho - Doutor em Saúde Pública - Mestre em Cognição e Linguagem UENF

Profa. Dra. Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira - Doutora em Ciências da Educação - Mestre em Cognição e Linguagem UENF


ANAIS

As informações aqui contidas estão em constante evolução bo período de lançamento do Congresso. Para ter acesso ao conteúdo disponibilizado pelos palestrantes clique aqui PASTA DO GOOGLE DRIVE

HORÁRIO E DIA DAS ESTREIAS DAS PALESTRAS NO AMBIENTE ONLINE


DIA 05 DE SETEMBRO 2020 –  SÁBADO

09h00 - JOÃO OLIVEIRA -  USANDO A HIPNOSE NEUROSSENSORIAL: PRINCÍPIOS BÁSICOS   

Prof. Doutor João Oliveira, Doutor em Saúde Pública, Mestre em Cognição e Linguagem, Diretor do ISEC - Instituto de Psicologia Ser e Crescer - CASA DOS 7 SABERES – Psicólogo CRP 05/32031,
Especialista em Análise Comportamental e principal desenvolvedor da Hipnose Clínica Neurossensorial no Brasil. Autor de diversos livros pelas editoras: WAK, CHIADO, AMAZON e PIMENTA CULTURAL. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9407917005632087

RESUMO DO TRABALHO: Nessa palestra é apresentado os princípios básicos da Hipnose Clínica Neurossensorial. Conceitos que envolvem a prática no consultório e equipamentos de indução/sugestão e aferição do estado alterado de consciência através de biofeedbacks.  

Material disponível na pasta do Google Drive: apresentação da palestra em PDF e dois e-books. 


10h30 - ARTHUR RODRIGUES – USANDO A HIPNOSE NEUROSSENSORIAL PARA A REABILITAÇÃO MOTORA

RODRIGUES HIPNOSE CLINICA – ARTHUR VICTOR DE FARIA RODRIGUES - Hipnoterapeuta Clínico, estudante de medicina, militar da reserva, pesquisador científico.

RESUMO DO TRABALHO: Este trabalho foi desenvolvido a partir de um protocolo para estimular a neuroplasticidade junto à reabilitação motora, utilizando hipnose neurossensorial, conhecimentos sobre o sistema nervoso e posturas a serem encorajadas.
Material disponível na pasta do Google Drive:  Artigo sobre o tema, e-book (veja o capitulo 10) e a apresentação da palestra em PDF.

12h00 - RAFAEL CAPITA –  USANDO A HIPNOSE NEUROSSENSORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Academia das Emoções – Rafael Capita

RESUMO DO TRABALHO: Apresentação, sem rigor científico, voltado para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional através de técnicas de gestão mental que podem ser induzidas, potencializadas e treinadas através dos protocolos de Hipnose Neurossensorial.
Vamos conhecer todo protocolo de desenvolvimento pessoal e profissional desenvolvido pelo Psicólogo Rafael Capita, através da Academia das Emoções que trabalha com Mental Trainning visando a mudança de percepção, pensamentos e comportamentos em prol de um objetivo específico. Este treino mental é potencializado, com grandes resultados, através da HNS. O processo é dinâmico e promove profundas mudanças na rede neural alterando a forma de interpretar e agir da pessoa que segue à risca, com atitude mental e desejo de atingir seus objetivos.

Material disponível na pasta do Google Drive: apresentação da palestra em PDF

13h30 - JOÃO LUIZ TEIXEIRA – USANDO A HIPNOSE NEUROSSENSORIAL PARA DISTÚRBIOS SEXUAIS

HipnoForce – João Luís Teixeira de Seixas

DISTÚRBIOS SEXUAIS – HIPNOSE NEUROSSENSSORIAL ABORDAGEM PRÁTICA

João Luís Teixeira de Seixas – Psicoterapeuta, Hipnoterapeuta, Hipnoterapeuta Tântrico, Consultor em Análise não Verbal, Hipnoterapeuta Ritualístico, Terapeuta de Casais.

RESUMO DO TRABALHO: Esse trabalho é uma apresentação sem rigor científico, voltada para sessões de Hipnose Neurossensorial em pacientes com distúrbios sexuais. Vamos conhecer os principais distúrbios, entender como desconstruir as crenças em relação ao sexo e entender como os comportamentos são moldados através do desejo de fazer sexo ou fugir deste mesmo. E entender como o a Hipnose Neurossensorial pode utilizando os arquétipos e símbolos podem auxiliar juntamente com a prática terapêutica pode modificar de modo satisfatório a vida sexual de clientes e casais. Saberemos quais são as principais causas dos distúrbios sexuais e faremos uma viagem ao mundo desconhecido do sexo.

Material disponível na pasta do Google Drive:  apresentação da palestra em PDF.

15h00 - ALAÍDE UTIAMA –  USANDO A HIPNOSE NEUROSSENSORIAL PARA RECUPERAÇÃO DE CIRURGIA

Head Trainer Instituto Kensho – ALAIDE UTIAMA

RECUPERAÇÃO DE CIRURGIAS – PROTOCOLO KENSHO DE HIPNOSE NEUROSSENSORIAL
Alaide Utiama – Hipnoterapeuta, Escritora, Psicanalista, Master Coach, Master em PNL e Treinadora de Inteligência Relacional.

RESUMO DO TRABALHO:  Esse trabalho é uma apresentação, sem rigor cientifico, voltada para sessões de Hipnose Neurossensorial, o protocolo Kensho de Hipnose Neurossensorial aplicada na recuperação de cirurgias. Esse protocolo foi criado a partir de experiências pessoais com a Hipnose Neurossensorial, nas quais pude comprovar a sua eficácia no trato cirúrgico, e aprimorado posteriormente com a agregação de técnicas Integrativas que cuidam do ser como um todo. Vamos conhecer sobre o grande diferencial dessa técnica, que é a utilização da Inteligência Relacional Kensho associada a Terapia Quântica dos Campos, uma ferramenta exclusiva que tem a finalidade de aumentar todo o conhecimento do Eu luz, do Self mais íntimo, através de um mapeamento que traz clareza para a dissolução do processo físico, a partir de técnicas integrativas que estabelecem uma visão 360 graus sobre o origem da enfermidade. Um processo esclarecedor que traz, além de alívio, autoconhecimento, autodesenvolvimento e auto  responsabilidade, pois tudo que se torna consciente está mais próximo da solução. Neste trabalho comentarei sobre o processo utilizado e quais as explicações que são passadas aos clientes para o entendimento das sessões. O melhor de todo o protocolo não é ser capaz de promover a recuperação em uma cirurgia, mas sim até em poder evitá-la. Venha conhecer tudo o que eu experienciei!

Material disponível na pasta do Google Drive:  apresentação da palestra em PDF


17h00 - LÉO CINTRA -  USANDO A HIPNOSE NEUROSSENSORIAL NO AUXÍLIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER

Léo Cintra – Hipnoterapeuta, Constelador Sistêmico Familiar, Master Neurocoach, Master PNL e Treinador Comportamental de Alto Impacto e Contador de História Curativas

Esse estudo objetiva apresentar modelos surpreendentes em um tema pouco documentado que é a atuação da hipnose no auxílio ao tratamento do câncer. A apresentação traz a união de dois métodos distintos de hipnoterapia, que aplicados concomitantemente ampliam de forma imensurável os ganhos no auxilio ao tratamento do câncer. As respostas observadas no dia a dia da clínica, demonstram que a união do viés integrativo com os protocolos tradicionais da terapêutica da doença, podem trazer qualidade de vida para o paciente. Atua combatendo a ansiedade e os estados emocionais desequilibrados pelo processo de adoecimento, potencializa de forma significativa os efeitos do tratamento convencional, diminui os efeitos colaterais negativos da medicação e minimiza a recidiva da doença.

Material disponível na pasta do Google Drive:  apresentação do trabalho em PDF.


DIA 06 DE SETEMBRO 2020 - DOMINGO

09h00 – BEATRIZ ACAMPORA  - USANDO A HIPNOSE NEUROSSENSORIAL NO AMBIENTE ONLINE

Prof. Dra. Beatriz Acampora, Doutora em Saúde Pública / Mestre em Cognição e Linguagem, 
Especialista em Desenvolvimento de Pessoas, Diretora e Responsável Técnica do ISEC - Instituto de Psicologia Ser e Crescer (www.isec.psc.br), Professora da Universidade Estácio de Sá, Psicóloga (CRP 05/32030) credenciada na Polícia Federal, uma das principais desenvolvedoras da Hipnose Clínica Neurossensorial no Brasil, também atua em Avaliação Psicológica e Consultoria de RH. Autora de diversos livros pelas editoraas: WAK, Amazon, Chiado, Conquista e Pimenta Cultural Lattes: http://lattes.cnpq.br/8083783572894169

RESUMO DO TRABALHO: Esse trabalho apresenta modelos de atendimento online com a utilização da HNS. A autora se baseia em sua própria experiência e oferta protocolos simples de serem executados por profissionais de saúde que tenham de optar por esse modelo de procedimentos muito utilizado durante a pandemia de 2020.

Material disponível na pasta do Google Drive:  Apresentação da palestra em PDF e três e-books.

10h30  - LÚCIO XAVIER – USANDO A HIPNOSE NEUROSSENSORIAL PARA DOR NOCIPLÁSTICA

Clínica da Dor de Copacabana – Dr. LÚCIO XAVIER

DOR NOCIPLÁSTICA– PROTOCOLO  DE HIPNOSE NEUROSSENSORIAL EM TRÊS TECNICAS PARA DOR NOCIPLASTICA

Lúcio Xavier- Anestesiologia, Medicina da dor, Acupuntura Neurofuncional e Hipnoterapia.

RESUMO DO TRABALHO: Esse trabalho é uma apresentação, sem rigor cientifico, voltada para sessões de Hipnose Neurossensorial, o protocolo foi exaustivamente aplicado em dor nociplástica. Esse protocolo foi criado a partir de experiências pessoais com a Hipnose Neurossensorial, nas quais pude comprovar a sua eficácia em dores nociplásticas decorrentes da mudança do microambiente neuronal consequente a dores crônicas, e aprimorado posteriormente com a agregação de técnicas Integrativas multidisciplinares que contam com ajuda de fisioterapeuta, nutricionista, médico, entre outros. O trabalho utiliza a experiência neurossensorial com hipnose para facilitar a utilização de três poderosas técnicas que ajudam a controlar a dor nociplastica no sistema nervoso central, através de ferramentas comprovadas mundialmente por muitos hipnoterapeutas e que tem a finalidade de criar mudanças importantes na forma de comunicação entre as células neuronais responsáveis pela facilitação, inibição e trofismo. Neste trabalho comentarei sobre o processo utilizado e quais as explicações que são passadas aos clientes para o entendimento das sessões. Os resultados falam por si mesmos, sendo uma excelente opção adjuvante para pacientes com grande sofrimento e que normalmente passam por vários profissionais de rotulam a chamada "dor psicogênica" como intratável. Sendo portanto, um diferencial exclusivo para qualquer profissional hipnoterapeutas.

Material disponível na pasta do Google Drive:  apresentação da palestra em PDF..

12h00 – ROSANA CIBOK  - USANDO A HIPNOSE NEUROSSENSORIAL PARA O EMAGRECIMENTO

Especialista em Hipnoemagrecimento – ROSANA CIBOK

Rosana Cibok – Psicóloga (CRP11/14599); Pós Graduada em TCC – Terapia Cognitivo Comportamental; Hipnoterapeuta; Practitioner e Master Practitioner em PNL; Coach; Treinadora Comportamental.

RESUMO DO TRABALHO: Esse protocolo não tem caráter científico, criado para utilização em consultório no apoio ao emagrecimento. Foi elaborado com base na Psicologia Cognitivo Comportamental, sob a luz do Protocolo de Judith Beck, da Hipnose Neurossensorial, utilizando a Programação Neurolonguística e o Coaching. Consiste em 10 sessões estruturadas com a utilização de ferramentas das abordagens acima, em que é feito um mapeamento dos processos psicológicos do cliente a fim de levantar suas crenças e seus valores, bem como a relação que tem com suas emoções e alimentação. Buscando fazer mudanças comportamentais através da conceituação cognitiva, entendo e fazendo-o entender de que maneira pensa sobre sí, sobre mundo, sobre o outros e a relação que tudo isso tem com seus comportamentos alimentares. É um trabalho multidisciplinar com a participação de nutricionista e preparador físico, o que torna o processo completo.

Material disponível na pasta do Google Drive:  Apresentação da palestra em PDF.

13h30 – DANI SANTANA – USANDO A HIPNOSE NEUROSSENSORIAL PARA O CONTROLE DA ANSIEDADE

Daniela Santana – Hipnoterapeuta, Escritora, Terapeuta Grabovoi, Coach, e Instrutora de Meditação.

RESUMO DO TRABALHO: Esse trabalho é voltado para sessões de Hipnose Neurossensorial no uso de controle da Ansiedade. O protocolo utilizado são fotos que são tiradas desde a primeira sessão até a última, que visivelmente fica claro as alterações que ocorrem fisicamente e o rosto do cliente, bem como sua expressões emocionais. Cada cliente reage de uma determinada maneira, em que alguns silenciam e outros preferem falar um pouco antes e depois da sessão, porém ao longo dos dias seguintes à sessão, sempre recebo informações de mudanças ou alterações que ocorreram durante a semana.
É um processo de autoconhecimento, além de entendimento das emoções. Incluo também a meditação para auxiliar durante o tratamento, assim como práticas de respiração, que podem relaxar e fazer com que a ansiedade seja controlada. Muito importante lembrar, o papel de auto responsabilidade que cada cliente tem quando está em um processo terapêutico, que visa auxiliar exatamente o quadro atual dele, por isso é importante também a confiança que criamos ao longo das sessões.

Material disponível na pasta do Google Drive:  apresentação da palestra em PDF.

15h00 – PRISCILA FRAZÃO - USANDO A HIPNOSE NEUROSSENSORIAL NO AUXÍLIO DE ADOLESCENTES QUE SE AUTOMUTILAM

Priscila Viana de Souza Frazão – Psicóloga, Hipnoterapeuta, Especialista em Reprogramação Mental e Avaliação Psicológica.

RESUMO DO TRABALHO: Esse trabalho é uma apresentação, voltada para sessões de psicoterapia, com a utilização da Hipnose Neurossensorial no atendimento de adolescentes que se automutilam. Trata-se de uma explicação geral sobre o processo de desenvolvimento da fase da adolescência e sobre a necessidade do uso da ferramenta de hipnose neurossensorial como fundamental meio de comunicação eficaz por ser tratar da fase em que o adolescente se interioriza, levando em consideração também o aspecto emocional e comportamental da automutilação. Além de abordar sobre a fase em questão, será demonstrado como funciona o trabalho com visualizações criativas no atendimento com adolescentes e como eles respondem bem ao tratamento com o auxílio dos símbolos e dos sonhos e também como a utilização das metáforas e sugestões motivacionais, sob estado hipnótico, esse adolescente passa a se colocar no mundo de forma positiva e com mais foco para os estudos e para a formação cognitiva e emocional. É possível perceber a mudança nos relacionamentos com seus responsáveis e pessoas próximas de seu convívio social e e o amadurecimento na elaboração de suas escolhas profissionais.

Material disponível na pasta do Google Drive:  Artigo sobre o tema e a apresentação da palestra.

16h30 -  RAFAEL HADDAD -  USANDO A HIPNOSE NEUROSSENSORIAL NO TRATAMENTO DA DOR CRÔNICA

Diretor Executivo da Equipe Rafael Haddad de Saúde e Desenvolvimento Humano - Rafael Haddad

Alívio das Dores Crônicas através da Hipnose Neurossensorial –

Rafael Haddad – Hipnoterapeuta, Psicanalista, Master em PNL, Mentor de Inteligência Emocional para Negócios, Psicopedagogo, Filósofo, Neurocientista.

RESUMO DO TRABALHO: Nesta apresentação compartilho os fundamentos neurofisiológicos da dor, por quais caminhos neurológicos é possível o seu alívio e momento de prática. O conteúdo foi desenvolvido fruto da prática de 22 anos em terapias de múltiplas abordagens e pesquisas acadêmicas em artigos, livros e mestres que cruzaram meu caminho. Em 2005 enquanto demonstrava práticas de alívio imediato para dor, em uma pessoa parecia não fazer qualquer diferença, e ela sofria de fibromialgia. Decidi que iria ajudá-la, encontrando na Hipnose o melhor resultado que ela já experimentou na vida: as dores de nível 9 ( em uma escala de 1 a 10, sendo 10 a mais intensa) foram reduzidas ao nível 2. Desde então desenvolvo o aprimoramento destas técnicas relacionadas ao alívio das dores crônicas. E a partir desta experiência acumulada, percebo que é possível ensinar técnicas simples para autoaplicação, que é o objetivo dos exercícios aqui ensinados. Espero fazer diferença na sua qualidade de vida e na daqueles que você preza. Vamos juntos!


18h00 – TIAGO GARCIA -  USANDO A HIPNOSE NEUROSSENSORIAL PARA TRATAMENTO DE FOBIAS
Material disponível na pasta do Google Drive:  apresentação do trabalho em PDF.

19/04/2020

PROBLEMAS PARA DORMIR?




Como estão sendo seus dias em isolamento social? 

Ficar muito tempo em casa pode desalinhar nossa rotina, que antes estava tão bem estabelecida. 

O desequilíbrio em nossos horários pode afetar a qualidade do sono, criando uma sensação de que não estamos descansando tão bem assim - mesmo tendo mais horas disponíveis.

Pensando em tudo isso, tivemos a ideia de preparar um material bem prático para te ajudar a dormir bem e, consequentemente, ter uma qualidade de vida melhor. 

O que acha de aproveitar esse momento para reestruturar alguns hábitos?

Trata-se de um e-book (um livro digital) que você pode baixar - gratuitamente - agora mesmo. Clique no link abaixo:


https://sonoperfeito.isec.psc.br/

02/07/2017

FALANDO DE HIPNOSE


A história da hipnose possui o seu início nos primórdios das primeiras civilizações, sendo considerada tão antiga quanto à própria humanidade, onde nas culturas antigas esta prática era usada como uma forma de cura utilizada pelos sacerdotes.

A hipnose é conhecida como um estado alterado da consciência que é caracterizado por ser focada em uma atenção extrema e um profundo relaxamento físico, permitindo assim o enfoque em relação a abordagem do subconsciente das pessoas.

Sendo considerado como um fenômeno universal, a hipnose ainda pode ser encontrada na história da humanidade, passando por diversas culturas diferentes de rituais, danças, expressões e forças da natureza advinda dos povos civilizados, onde todos seguiam e procurava um estado de consciência, o famoso transe.

Conheça mais sobre a história da hipnose

Pode-se dizer que a história da hipnose foi associada a diferentes ideias, onde ao longo do seu desenvolvimento foram surgindo diferentes momentos do seu uso e aplicações. Sendo assim, segue abaixo a utilização do estado hipnótico durante a história da humanidade.

·         Em 1500 A.C. nas culturas antigas, como no Egito, a Hipnose era uma das formas mais usadas de cura pelos sacerdotes. Entretanto, esta não era utilizada em termos formais de hipnose, mas sim na utilização de procedimentos hipnóticos para a cura de diversas dores e doenças.
Assim, a hipnose era utilizada na antiguidade envolvendo magia, misticismo e religiosidade como os principais objetivos de cura através da imaginação, profecias, captação de ideias e mensagens dos deuses.
·         Já no século XVIII e XX, a hipnose passou por um período de experimentação cientifica com Franz Mesmer, o qual era um médico austríaco que iniciou os seus estudos devido ao interesse no magnetismo animal  para se obter informações sobre a cura de dores e doenças.
 Entretanto, algum tempo mais tarde, Mesmer percebeu que o homem também era capaz de captar energia e passou a estudar o magnetismo humano, onde realizou várias cirurgias e anestesias sobre transe hipnótico.
 Assim, foi desenvolvida a expressão Mesmerismo, o qual teve um enorme destaque no meio científico e acadêmico, por mais que tenha alcançado muito sucesso e alguns fracassos. Por fim, Mesmer acabou sendo descreditado do seu trabalho no meio científico, mas os seus métodos ainda continuaram a ser utilizados até os dias de hoje.
·         No caso de James Braid, este era um médico inglês que quando assistiu a uma cirurgia efetuada por Mesmer com anestesia geral recorrendo a  hipnose se interessou e começou a estudar o processo, reformulando consequentemente a teoria de Mesmer.
 Além disso, por muitos anos a hipnose foi esquecida e mal interpretada por não ser compreendida na época devido à natureza e dinâmica dos seus fenómenos.
·         Em 1889 ocorreu o primeiro Congresso Internacional de Hipnose, o qual foi organizado pelo médico Jean Charcot contando com a participação de vários especialistas como William James, Lombroso e Sigmund Freud.
 A partir daí diversos livros passaram a ser escritos, onde as revistas científicas começaram a publicar artigos sobre hipnose. Além disso, William James ainda incluiu um capítulo sobre hipnose no seu livro Princípios de Psicologia, e Wilhelm Wundt, o qual é conhecido como o pai da Psicologia como Ciência, escreveu um livro sobre a hipnose.
·         A hipnose ainda foi estudada por Milton Erickson, que desenvolveu uma psicoterapia com diversas definições, principalmente devido as diferentes fases que viveu, onde até a década de 60, procurou utilizar vários dos conceitos psicanalíticos para uso e compreensão da hipnose.
Além disso, nas últimas duas décadas da sua vida, ele ainda desenvolveu uma abordagem de compreensão do ser humano, onde continha um vocabulário e técnicas como, inconsciente sábio, recursos para superação dos problemas, aprendizagens automatizadas, transe, técnica de confusão, sugestões indiretas, entremear, semeadura, mente consciente e mente inconsciente, utilização de anedotas, metáforas e tarefas.
·         Além desses, Sigmund Freud, um dos mais conhecidos até os dias de hoje, praticou a hipnose em seus tratamentos, mas depois de certo período abandonou esta prática, embora ainda continuasse a tirar proveito das suas descobertas.

Portanto, com a história da hipnose é possível concluir que este é um assunto que abrange diferentes ideias e opiniões desde a antiguidade, sendo considerado como um desenvolvimento e fortalecimento de uma verdadeira conexão de alma entre os seres humanos.
SAIBA MAIS EM 

21/08/2016

ANAIS IV CVPSE DE 24 A 27/08 2016

IV CVPSE - Este evento promovido pelo ISEC - Instituto de Psicologia Ser e Crescer em conjunto com o Programa de Mestrado e Doutorado em Cognição e Linguagem da UENF-RJ

De 24 a 27/08 2016

Para assistir as palestras, clique aqui

ESTRUTURA



Comissão científica:

Profa, Dra. Arlete Parrilha Sendra - Pós-Doutora em Semiótica - PUC RJ e Universidade de Salamanca

Prof. Dr. Carlos Henrique Medeiros de Souza - Doutor em Comunicação UFRJ

Prof. Dr. Luís Antonio Monteiro Campos - Doutor em Psicologia UFRJ

Profa. Drda. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira - Mestre em Cognição e Linguagem UENF

Prof. Drd. João Batista de Oliveira Filho - Mestre em Cognição e Linguagem UENF

Prof. Drd. Luis Flávio Chaves Anunciação


Comissão organizadora:

Profa. Drda. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira - Mestre em Cognição e Linguagem UENF

Prof. Drd. João Batista de Oliveira Filho - Mestre em Cognição e Linguagem UENF

Profa. Drda. Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira


ANAIS

Dia 24/08 – Quarta feira

10h00 Prof. Luis Anunciação
HANDS ON EM PSICOMETRIA: TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM R
Luis Anunciação – Especialista em Medidas psicológicas; Mestre e Doutorando em Psicometria
TRABALHO COMPLETO

PARA ASSISTIR A PALESTRA CLIQUE AQUI

Resumo do trabalho Técnicas de estatística e psicometria são essenciais para pesquisas em Psicologia, ainda mais no cenário em que se consideram as evidências científicas para realizar diferentes práticas. Estas técnicas podem ser ensinadas de diversas formas e por inúmeras plataformas e esta exposição pautou-se em como proceder com tais análises utilizando o Software gratuito R. Os dados analisados foram oriundos de duas pesquisas feitas com o instrumento “Tendência Empreendedora Geral – TEG”: uma contou com a participação de especialistas para mensurarem a validade dos itens e a segunda foi relacionada com análises da Teoria de Resposta ao Item (TRI) frente aos resultados de uma pesquisa preliminar feita em São Paulo/2015. As técnicas matemáticas utilizadas foram o cálculo do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) e o Modelo de 2 Parâmetros Logísticos (2PL) de uma regressão não-linear.

14h00 Profa. Martha Caroline
EFICÁCIA AUTORREGULADORA EM ESCRITA DE REDAÇÃO: DIFERENÇAS ENTRE PRÉ-VESTIBULANDOS ORIUNDOS DO ENSINO PÚBLICO E DO PRIVADO
Martha Caroline Duarte de Brito Freitas - Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF
TRABALHO COMPLETO

PARA ASSISTIR A PALESTRA CLIQUE AQUI

Resumo do trabalho: Este trabalho teve como objetivo verificar se haveria diferença entre a crença de autoeficácia para planejar, organizar e executar a escrita de dissertação-argumentativa de 39 alunos oriundos de escola pública e do ensino privado, que cursavam um Pré-Vestibular na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Realizou-se um estudo de caso, através da aplicação de um Inventário de Eficácia Autorreguladora em Escrita, de autoria dos pesquisadores Albert Bandura e Barry Zimmerman (1994). Essa investigação apontou que, com uma pequena diferença, os alunos provenientes de escola particular apresentaram uma crença de autoeficácia mais positiva que os outros que realizaram seus estudos na rede pública, demonstrando que os últimos necessitam mais de direcionamentos e estratégias autorreguladoras que propiciem o desenvolvimento da escrita de redação.

Dia 25/08 – Quinta feira

10h00 Profa. Beatriz Acampora
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE ALUNOS DE DOUTORADO
Beatriz Acampora e Silva de Oliveira - Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF
TRABALHO COMPLETO

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Resumo do trabalho: Atualmente a qualidade de vida vem sendo muito valorizada e envolve indicadores que englobam fatores objetivos, como saneamento básico e subjetivos, como satisfação e valorização da vida. Objetivos: avaliar a saúde e qualidade de vida dos alunos de doutorado dos cursos de ciências da educação e de saúde pública da Universidad Americana e comparar os resultados encontrados em ambos os grupos. Metodologia: Este estudo tem como enfoque a investigação da percepção da qualidade de vida relacionado as atividades de vida diária de uma amostra de 32 alunos de doutorado em Saúde Pública e Ciências Educação da Universidad Americana – Assunção – PY. Para essa investigação foi utilizado o questionário Medical Outcomes Study Questionaire 36 – Item Short Form Health Survey (SF-36) que avalia a qualidade de vida relacionada à saúde. Nessa pesquisa foram avaliados: a amostra geral, o conjunto de homens e mulheres e o conjunto de profissionais de saúde e professores. Resultados e discussão: No que diz respeito à média da amostra de 32 indivíduos investigados, os resultados da pesquisa revelaram que a capacidade funcional está acima da média (80%); os aspectos físicos estão na média superior (70%); a dor está abaixo da média (20%); o estado geral de saúde, a vitalidade e os aspectos sociais classificam-se como medianos; os aspectos emocionais estão acima da média (80%); os aspectos mentais encontram-se na média superior (60%). Não há diferenças significativas entre homens e mulheres. Na comparação das médias relativas à profissão dos indivíduos da amostra, percebe-se que não há diferenças significativas na saúde geral e qualidade de vida de professores e profissionais de saúde, destacando que a capacidade funcional dos profissionais de saúde é levemente superior a dos professores e os aspectos físicos dos professores são melhores do que o mesmo item pesquisado em profissionais de saúde. Conclusões: A amostra geral estudada apresentou uma boa qualidade de saúde e na comparação entre os grupos estudados, não houve diferenças muito significativas.

14h00 Profa. Bianca Acampora
FUNÇÕES EXECUTIVAS E METACOGNIÇÃO: INFLUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM.
Bianca Isabela Acampora e Silva - Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF
TRABALHO COMPLETO

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Resumo do trabalho: O presente estudo visa analisar as influências dos conhecimentos da neurociência no campo da educação, a saber: as funções executivas e a metacognição. As funções executivas que podem influenciar diretamente na aprendizagem englobam as funções executivas cognitivas (habilidades de planejamento, flexibilidade cognitiva e comportamental, monitoramento de atitudes), funções de regulação da atividade (direcionada a metas) e funções dos processos metacognitivos (autorregulação e autoconsciência). O método utilizado foi pesquisa bibliográfica com base de dados Scielo com referencial teórico baseado nos autores Corzo (2013) e Jou e Sperb (2006).Os resultados obtidos com este estudo se referem à utilização da metacognição por parte do indivíduo para ampliação da sua aprendizagem. As funções executivas permitem que o indivíduo planeje, monitore e controle seus pensamentos, sua aprendizagem e, consequentemente, suas ações. A metacognição é um subsistema de controle (dentro das funções executivas) que, de acordo com as premissas de Jou e Sperb (2006) visam o monitoramento, a elaboração de estratégias para resolver problemas e situações, ocasionando a autorregulação e a autoconsciência e melhorando a aprendizagem. As conclusões deste estudo referem-se a uma aprendizagem eficaz através do uso das funções executivas e da metacognição que englobam o gerenciamento de metas e objetivos para que possa coordenar, monitorar e autorregular as próprias atividades mentais. De acordo com as ideias de Corso (2013) a aprendizagem ocorre quando o indivíduo coloca em prática determinados processos executivos que o levem a regular a própria atividade de pensamentos e ações. O indivíduo deve ser estimulado a ter algumas atitudes para aprender de forma mais eficaz: desenvolver o autoconhecimento sobre a sua cognição, avaliar a situação atual da sua atividade cognitiva e autorregulá-la. Dessa forma, o uso das funções executivas e da metacognição implica em uma aprendizagem de qualidade.

Dia 27/08 – Sábado

09h00 Prof. João Oliveira
LINGUAGEM CORPORAL NO TRABALHO: ASPECTOS GERAIS
João Batista de Oliveira Filho – - Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF
TRABALHO COMPLETO

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Resumo do trabalho: Esse trabalho se trata de uma apresentação, sem rigor científico, voltada para a linguagem corporal no ambiente de trabalho e como isso pode influenciar nas relações comunicacionais. Entender o que se passa com o corpo pode nos dar duas vantagens: perceber o que se passa com o outro e administrar nossas próprias posturas afim de melhorar a comunicação no ambiente. A linguagem corporal, embora seja algo inerente ao ser humano, ainda é pouco explorada nos ambientes corporativos e pode trazer grandes benefícios de utilizada corretamente. As expressões faciais, microexpressões, posturas corporais, gestos, sinais ideomotores, contramedidas são elementos de um vasto cabedal linguístico ainda distante do conhecimento pleno da maioria dos profissionais. Essa apresentação não resume todo conhecimento sobre o tema mas abre uma oportunidade de ampliar os conhecimentos e destacar a possibilidade do sujeito, enquanto ser profissional e pessoal, investir mais de sua atenção nesses aspectos do comportamento humano. A produtividade com certeza poderá ser ampliada se os ruídos existentes na comunicação forem diminuídos através dessa expertise em particular.

10h00 Profa. Maura Cobra
O INCENTIVO AOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O SUS: NEXOS ENTRE DELOR E PERRENOUD
Maura Nogueira Cobra – Mestre em Saúde da Família – UNESA
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Resumo do trabalho: A partir da Criação do SUS, a formação de recursos humanos vem sendo discutida a respeito da mudança do perfil profissional capaz de consolidar o referencial teórico proposto nos princípios do SUS e da LDBEN. Sobre o perfil do profissional que se pretende formar nos Programas de Residência Multiprofissional refletiremos os quatro pilares da educação exposto por Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Quanto ao papel do professor, que nos Programas de residência, denomina-se preceptor, refletiremos à luz de Perrenoud, as competências docentes frente à ação de educador e do profissional atuante. O estudo objetivou refletir sobre o perfil profissional que se pretende formar em consonância aos princípios do sistema; respaldar teoricamente esse debate baseado em Delors e Perrenoud quanto à formação baseada em competência, as competências do preceptor no processo formativo dos egressos; discutir o incentivo aos programas de residência multiprofissional como a melhor opção de formação lato sensu. O método adotado foi o de revisão de literatura. Os resultados apontaram que o perfil profissional do saber integral, humanista, ético e bioético poderá ser conquistado com êxito em programas de residência multiprofissional, pois diferentes saberes são compartilhados, reconhecidos e valorizados entre profissionais de diferentes áreas. Esse cenário favorece a vivência real do sistema de saúde e corrobora com o aprender a ser e aprender a conviver. Os programas em formato de residência oferecem 80% da carga horária práticas para 20% teórica e concorda com Perrenoud que afirma que a competência se concretiza através da prática, o que também se relaciona ao pilar, aprender fazer.

11h00 Profa. Renata Borja
AGENDA COGNITIVA: UMA NOVA FERRAMENTA DE LIFE-COACHING ESPECIFICAMENTE CONCEBIDA PARA AJUDAR AS PESSOAS A SUPERAREM SEUS CONFLITOS PESSOAIS E ANSIEDADES.
Renata Borja Pereira Ferreira de Mello - Mestranda em Relações Interculturais UAB-PT
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Resumo do trabalho: Este trabalho é a apresentação de uma agenda que une organização, planejamento, metas, estratégias, entre outros. Possui um guia com o objetivo de ensinar seus usuários a criarem novas estratégias, a fim de identificar e resolver problemas pessoais. Faz perguntas cujas respostas levam seus usuários a compreender seus pensamentos e emoções que gradualmente poderão ser modificados colaborando com a superação da crise. Erros cognitivos são apontados para ajudar as pessoas a reconhecer quando e quantas vezes eles são feitos, ensinando a lidar com esses erros. A agenda é um método de organização visando o bem-estar das pessoas.

14h00 Profa. Tatiana Picerno
NOÇÕES DE GESTALT TERAPIA
Tatiana Picerno Guerra - Psicóloga Clínica
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Resumo do trabalho: A proposta deste trabalho é apresentar algumas noções sobre a psicoterapia da Gestalt. Suas influências, fontes, alguns conceitos e a forma como o processo se constrói. A gestalt terapia é uma abordagem dialógica, relacional onde terapeuta e cliente constroem essa relação conjuntamente de forma criativa, autêntica e espontânea. A espontaneidade é uma característica marcante. Por ser uma abordagem fenomenológica, as experiências são importantes no setting terapêutico. No que diz respeito ao fenômeno, pretende a autora fazer um paralelo com o aqui e agora que se apresenta, nesse momento que se vem experienciando em relação a representatividade dos psicólogos. Um convite à reflexão.

15h00 Profa. Zélia Maria
DESAFIOS DOCENTES NA COMTEMPORANEIDADE
Zélia Maria Freire de Oliveira - Doutora em Educação – UCB-DF
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Resumo do trabalho:
  Apresentamos recortes e análises de duas pesquisas. A primeira é sobre uma política afirmativa no ensino superior, observando que políticas públicas e privadas de caráter compulsório, facultativo ou voluntário, visam combater à discriminação racial, de gênero, de cor, de sexo e de origem nacional, a fim de corrigir os efeitos vigentes da discriminação praticada no passado. A segunda pesquisa expressa a necessidade de se colocar a criatividade - recurso humano natural - como partícipe das práticas pedagógicas em todos os níveis de ensino, inclusive o da educação superior, como forma de tornar o ensino-aprendizagem mais atrativo e eficiente. A criatividade é uma habilidade de sobrevivência para os próximos anos, uma exigência do mercado de trabalho e pesquisa na busca de solução de tantos problemas do mundo atual.

17/12/2013

III CVPSE - 14/12/2013 - ANAIS

Este evento promovido pelo ISEC - Instituto de Psicologia Ser e Crescer em conjunto com o Programa de Mestrado em Cognição e Linguagem da UENF-RJ contou com o apoio de: Portal de Notícias URURAU, da FAMESC - Faculdade Metropolitana São Carlos, da Editora WAK , da Universidade Estácio de Sá e do CRP-05 RJ.

Dia 14/12/2013 de 09h00 às 18h00 em três auditórios virtuais.


Estrutura:

Comissão científica:

Dra. Arlete Parrilha Sendra - Pós-Doutora em Semiótica - PUC RJ e  Universidade de Salamanca
Dr. Carlos Henrique Medeiros de Souza - Doutor em Comunicação UFRJ
Dr.  Luís Antonio Monteiro Campos - Doutor em Psicologia UFRJ
Prof. Msc. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira - Mestre em Cognição e Linguagem UENF
Prof. Msc. João Batista de Oliveira Filho - Mestre em Cognição e Linguagem UENF

Comissão organizadora:

Prof. Msc. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira - Mestre em Cognição e Linguagem UENF
Prof. Msc. João Batista de Oliveira Filho - Mestre em Cognição e Linguagem UENF
Prof. Msc. Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira

Monitor de Auditórios Virtuais:

Daniel de Abreu Vargas

AGENDA:

Auditório 01 - HIPNOSE PÓS GRADUAÇÃO
Palestras com os trabalhos de conclusão de curso dos Psicólogos  alunos de pós graduação do Curso de Hipnose do ISEC/FAMESC

09h00 -  Tema "Hipnoterapia o tabagismo  autorelato."
Palestrantes: Regina Costa Meirelles e Tatiana Picerno Guerra 
10h00 -  Tema "Técnicas de hipnose como coadjuvante na psicoterapia e depressão em adolescente."
Palestrantes: Maria Del Carmen Tourino Flores de Seixas

11h00 - Tema "Terapia e hipnose com foco nos aspectos emocionais do processo alimentar que resultam em obesidade."
Palestrantes: Janete Rocha de Oliveira 

13h00 - Tema "A hipnose e os estudantes de psicologia: barreiras e preconceitos a serem superados."
Palestrante: Valdecir Antonio Rossa 

15h00 - Tema "Hipnose no tratamento da depressão"
Palestrante: Pedro Paulo Miguel Soares 

16h00 -  Tema "A utilização da hipnose clínica em um caso de dissociação."
Palestrantes: Claudia Conceição de Mattos Martins e Ione Batista Basílio

Auditório 02 - SALA 02 IIICVPSE
10h00 - Tema  "Inteligência Emocional e Afetividade: Prazer poético no ensino."
Palestrante: Profª Paty Fonte 

11h00 - Tema "A Penalidade e a Exclusão Social Referente ao Uso de Substâncias Entorpecentes"
Palestrante:  Prof. Túlio Teixeira  Latteshttp://tinyurl.com/m6fobjj 

13h00 - Tema "Levantamento de indicadores de penosidade no trabalho"
Palestrante: Bernardete Casadei Discente Psicologia UNESA

14h00 - Tema "Hipnose no auxílio ao tratamento do tabagismo"
Palestrante: Daniel Vargas  Lattes: http://tinyurl.com/omjgpqg

15h00 - Tema "Análise Comportamental: As emoções estão na face"
Palestrante: Prof. João Oliveira Lattes: 
http://tinyurl.com/osxuxhh

16h00 - Tema "Comunicação na Hipnose e Hipnose na Comunicação"
Palestrante: Prof. Rogério Castilho

17h00 -  Tema "O administrador como líder na atualidade."
Palestrante: Profa. Leila Silva Lattes: http://tinyurl.com/kcqdaw3

Auditório 03 - SALA ESTÁCIO BRASIL
09h00 -  Tema "Gênero e Saúde Mental"
Palestrante: Prof. Dr. Walfrido Nunes de Menezes - Estácio Recife - Coordenação de Psicologia -Lattes: http://tinyurl.com/kgjh7zj 

10h00 - Tema "As três dimensões de um Curso de Psicologia: didático-pedagógica, corpo Docente e Infraestrutura"
Palestrante: Prof. Dr. Luis Monteiro - Coordenador Pedagógico Nacional de Psicologia Lattes:
http://tinyurl.com/kwf6xay 

11h00 - Tema "Treinamentos podem aumentar a criatividade?"
Palestrante: Profa. Claudia Behar - Coordenadora Nacional Pós Graduação da Área de SaúdeLattes: http://tinyurl.com/m5l83yo 

14h00 - Tema "Autoestima: práticas para transformar pessoas"
Palestrante: Profa. Beatriz Acampora - Estácio Rio de Janeiro
Lattes: http://tinyurl.com/mll5hl9

15/12/2013

ANAIS III CVPSE - Dia 14/12/2013 SALA 01 - HIPNOSE PÓS GRADUAÇÃO

09h00 -  Tema "Hipnoterapia o tabagismo  autorelato."


Palestrantes: Regina Costa Meirelles e Tatiana Picerno Guerra

 


10h00 -  Tema "Técnicas de hipnose como coadjuvante na psicoterapia e depressão em adolescente."

Palestrantes: Maria Del Carmen Tourino Flores de Seixas
Resumo: A existência da depressão na adolescência só foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA em 1975. Apesar do seu reconhecimento recente, ela já se apresenta, de acordo com as estatísticas da Organização Mundial de Saúde, em segundo lugar em causas de diminuição de vida útil da população. Este é um dado que gera preocupação, pois a adolescência é momento é de grande vulnerabilidade e a sintomatologia da depressão pode atingir aspectos da personalidade e trazer graves conseqüências para o adolescente. Outro ponto a ser destacado é em relação às manifestações dos sintomas de depressão em adolescentes. Elas variam de acordo com a fase de desenvolvimento em que o sujeito se encontra e podem estar mascaradas por sintomas psicossomáticos ou comportamentais. O adolescente deprimido pode não estar triste, mas pode se apresentar irritável e instável. A depressão, portanto tem uma dimensão subjetiva e na adolescência, ela é influenciada por fatores biopsicosociais. Diante do cenário exposto, a partir de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, o presente trabalho tem como objetivo colocar em pauta a depressão na adolescência e a utilização de técnicas de hipnose como coadjuvante na psicoterapia.


11h00 - Tema "Terapia e hipnose com foco nos aspectos emocionais do processo alimentar que resultam em obesidade."

Palestrantes: Janete Rocha de Oliveira 

Resumo: Esse trabalho busca trazer uma reflexão sobre como os aspectos  emocionais podem interferir no processo alimentar e resultar em obesidade. Baseado em pesquisa bibliográfica e em um estudo de caso, o artigo mostra de que forma a Gestalt-terapia, apoiada nas técnicas de hipnose, permite ao indivíduo fazer escolhas e potencializar  seus recursos  cerebrais.
A partir da ampliação da consciência e da identificação  de disfunções de contato do cliente foi possível  apoiá-lo em seu processo  de autoconhecimento e de transformação, com o uso posterior das técnicas de  hipnoterapia

13h00 - Tema "A hipnose e os estudantes de psicologia: barreiras e preconceitos a serem superados."

Palestrante: Valdecir Antonio Rossa
Resumo: Este trabalho objetivou refletir a forma em que é abordado o tema hipnose durante o curso de graduação de psicologia, suas implicações e preconceitos e a falta de uma reflexão fundamentada em bibliografias fidedignas. De acordo com uma pesquisa feita junto a estudantes de psicologia, foi possível fazer uma radiografia do pouco conhecimento dos estudantes, sendo que um dos motivos constatado é resultante da pouca menção do tema hipnose enquanto ferramenta do psicólogo. Outro motivo é a compreensão negativa que alguns professores têm da hipnose, desmotivando parte dos estudantes. O trabalho conta com uma pesquisa bibliográfica que justifica a importância da abordagem direta do inconsciente como mais um recurso de trabalho para o psicólogo. A metodologia também teve uma pesquisa de campo, que foi confrontada com as bibliografias consultadas. Concluímos que a academia perde muito em não preparar seus profissionais em vista de um olhar propositivo para a hipnoterapia. Dessa forma, perdem os profissionais e perdem também os clientes.
 


15h00 - Tema "Hipnose no tratamento da depressão"

Palestrante: Pedro Paulo Miguel Soares

 


16h00 -  Tema "A utilização da hipnose clínica em um caso de dissociação."

Palestrantes: Claudia Conceição de Mattos Martins e Ione Batista Basílio

Resumo: Esse trabalho apresenta a hipnose clínica como técnica utilizada no tratamento de um caso de dissociação de personalidade. A hipnose entra como aliada ao atendimento psicoterapêutico. Foram observadas durante esse estudo, as disfunções psíquicas e seus comprometimentos, apresentados aqui como mecanismos de defesa. A técnica foi utilizada com bons resultados para minorar o sofrimento causado pelo transtorno. As induções hipnóticas são indicadas em casos de doença com base emocional, pois, além de auxiliar no processo de identificação dos estímulos que geram o trauma, o processo de ressignificação é pautado no direcionamento dessas induções. . A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi pesquisa bibliográfica e estudo de caso.