Dia 20 de Maio - Domingo - Essa etapa do II CVPSE foi realizada com palestras virtuais ao vivo, onde o palestrante e o congressista se encontraram pelo ambiente do audiório virtual. Esses, aqui dispostos, são os regitros do AUDITÓRIO ISEC 02.
9h00 - “Grafite urbano: dinâmica de criação e resistência” - O objetivo
deste trabalho é verificar se a produção grafiteira é criativa e contribui à
produção polifônica, ou seja, de discursos e narrativas plurais capazes de
desestabilizar modos dominantes e homogêneos de construções capitalistas. Para
investigar este tema optou-se por uma pesquisa de perfil etnográfico e
fotoetnográfico.
Palestrante: Prof. Msc. Anita Rink - Mestre em Psicologia (UNIVERSO), pós graduada em Artes & Aquarela (Scuola Machiavelli/Florença-Itália), Psicóloga (UNIVERSO), Arteterapeuta (POMAR), Arte-Educadora (CECAP/CEN) e Artista Plástica (Liceu de Artes e Ofícios/RJ).
Palestrante: Prof. Msc. Anita Rink - Mestre em Psicologia (UNIVERSO), pós graduada em Artes & Aquarela (Scuola Machiavelli/Florença-Itália), Psicóloga (UNIVERSO), Arteterapeuta (POMAR), Arte-Educadora (CECAP/CEN) e Artista Plástica (Liceu de Artes e Ofícios/RJ).
10h00 – “Re-vendo a psicologia na escola: pelo
cultivo da alma e na educação”- Esse trabalho propõe, como tema central, uma
re-visão das relações e das práticas do psicólogo escolar com/na educação. O
objetivo geral foi o de compreender as relações entre a psicologia e a
educação, propondo novas possibilidades teórico-práticas deste fazer e buscando
subsídios na Psicologia Analítica de C.G. Jung e na Psicologia Arquetípica de
J. Hillman.
Palestrante: Profa. Dra. Rosane Barbosa Marendino - Doutora em Educação (UFF); Psicóloga e Pedagoga; Professora das Universidades Veiga de Almeida e UERJ/FFP.
Palestrante: Profa. Dra. Rosane Barbosa Marendino - Doutora em Educação (UFF); Psicóloga e Pedagoga; Professora das Universidades Veiga de Almeida e UERJ/FFP.
11h00 – "Controvérsias do EU –
Da (Info)Ética ao terror Cibernético"- Nas cidades virtuais
onde imperam, a imagem-fluxo, a atemporalidade e o não-lugar permitem novos
arranjos psíquicos e uma maior plasticidade e velocidade em processar
informações e gerar conhecimentos. Neste ponto conjuntural, onde a tecnologia é
um fator primordial que permeia as interações e oferecem incógnitas na
construção de identidades, uma nova ordem se estabelece, porém sem um parâmetro
ético de normas e regras. Os resultados catalisados pela velocidade das trocas
de informação caracterizam comportamentos desviantes e anti-sociais que podem trazer
danos incalculáveis aos direitos básicos de todo ser humano.
Palestrante: Prof. Jefferson Cabral Azevedo CRP 32548 -Bolsista Faperj e Mestrando pelo programa de Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual Norte Fluminense, MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, Psicólogo pela UNESA - Nova Friburgo e Administrador de Empresas pela UCAM. Professor de Psicologia e Administração de Empresas pelo Instituto Nossa Senhora da Glória – Rede Salesiana de Ensino e Faculdade Metropolitana São Carlos.
Palestrante: Prof. Jefferson Cabral Azevedo CRP 32548 -Bolsista Faperj e Mestrando pelo programa de Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual Norte Fluminense, MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, Psicólogo pela UNESA - Nova Friburgo e Administrador de Empresas pela UCAM. Professor de Psicologia e Administração de Empresas pelo Instituto Nossa Senhora da Glória – Rede Salesiana de Ensino e Faculdade Metropolitana São Carlos.
12h00 - "Projeto Gerencia de
trabalho: uma estratégis de inclusão social pela via do trabalho" - o Projeto Gerência de Trabalho se
apresenta como modelo de uma nova prática de cuidados no campo da saúde mental,
cujo objetivo é estabelecer, por meio de estratégias específicas, as condições
de acesso e permanência de pessoas com transtorno mental no mercado formal de
trabalho.
Palestrante: Ana Cecília Alvares Salis -Psicóloga; pós-graduada em Teoria Psicanalítica; autora do "Projeto de Gerência de Trabalho: uma estratégia de inclusão social pela via do trabalho" vencedor do Prêmio "Ser Humano"; edição 2010, promovido pela ABRH/RJ; coordenadora do Núcleo de Geração de Renda do IMNS/RJ, 2007/2009. Coordenadora do projeto “Gerência de Trabalho” na empresa Prezunic Comercial Ltda/RJ, 2009; coordenadora do Projeto "Reabilitação Profissional e Recuperação de Vidas" , na cidade de Nova Friburgo/RJ, 2011, pela SSSAT/SETRAB/RJ; Diretora/Presidente da Ana Salis - consultoria em trabalho assistido Ltda
Palestrante: Ana Cecília Alvares Salis -Psicóloga; pós-graduada em Teoria Psicanalítica; autora do "Projeto de Gerência de Trabalho: uma estratégia de inclusão social pela via do trabalho" vencedor do Prêmio "Ser Humano"; edição 2010, promovido pela ABRH/RJ; coordenadora do Núcleo de Geração de Renda do IMNS/RJ, 2007/2009. Coordenadora do projeto “Gerência de Trabalho” na empresa Prezunic Comercial Ltda/RJ, 2009; coordenadora do Projeto "Reabilitação Profissional e Recuperação de Vidas" , na cidade de Nova Friburgo/RJ, 2011, pela SSSAT/SETRAB/RJ; Diretora/Presidente da Ana Salis - consultoria em trabalho assistido Ltda
13h00 - “A escola como espaço
potencial para a vivência de valores e da ética: a Pedagogia Logosófica.” - O
enfoque deste trabalho é a sala de aula sob o enfoque da Pedagogia Logosófica
no sentido de suas possibilidades, seus alcances, sua contribuição para a
qualidade de ensino e para a formação de uma humanidade mais consciente. Objetivos
tão elevados são alcançados com a ajuda de uma grande força interna que se
chama afeto.
Palestrante: Profa. Ivone Tobaruela Pádua - Professora, pedagoga, pós-graduada em Gestão Educacional (SENAC-RIO). Foi professora do Ensino Fundamental em escolas na cidade de São Paulo onde também atuou na alfabetização de Jovens e Adultos. No Rio, trabalhou no Colégio Logosófico de Botafogo no Ensino Fundamental onde teve a oportunidade de estudar e aplicar a Pedagogia Logosófica na sala de aula.
Palestrante: Profa. Ivone Tobaruela Pádua - Professora, pedagoga, pós-graduada em Gestão Educacional (SENAC-RIO). Foi professora do Ensino Fundamental em escolas na cidade de São Paulo onde também atuou na alfabetização de Jovens e Adultos. No Rio, trabalhou no Colégio Logosófico de Botafogo no Ensino Fundamental onde teve a oportunidade de estudar e aplicar a Pedagogia Logosófica na sala de aula.
14h00 – “O desenvolvimento cognitivo
segundo Reuven Feuerstein” - Reuven Feuerstein,
discípulo de Piaget discordou dele quanto à necessidade e importância da
mediação para a superação de deficiências cognitivas apresentadas por
determinados indivíduos. O desenvolvimento cognitivo e os meios de fazer o
indivíduo aprender a aprender, corrigindo deficiências advindas de variadas
etiologias, dando importância ao seu conhecimento acadêmico, sociocognitivo e
metacognitivo é o objetivo desta reflexão.
Palestrante: Márcia Regina Cardoso Torres - Fonoaudióloga Clínica e Membro da Equipe do Grupo de Estudos e Consultórios em Fonoaudiologia e Psicomotricidade Mariângela Stampa; Graduação em Fonoaudiologia - 1984 – UNESA; Pós Graduada com Especialização em Linguagem - UVA - 2012
Palestrante: Márcia Regina Cardoso Torres - Fonoaudióloga Clínica e Membro da Equipe do Grupo de Estudos e Consultórios em Fonoaudiologia e Psicomotricidade Mariângela Stampa; Graduação em Fonoaudiologia - 1984 – UNESA; Pós Graduada com Especialização em Linguagem - UVA - 2012
15h00 – “A relação entre habilidades sociais e desempenho acadêmico” - A pesquisa aponta para importância de uma recepção adequada do aluno
recém chegado a universidade para que ele se sinta acolhido e integrado socialmente
e também para que a instituição de ensino crie condições para através de
instrumentos apropriado avaliar qual é a percepção do aluno recém chegado a
universidade sobre as relações sociais que espera encontrar e caso necessário
faça alguns ajuste sobre suas cognições e comportamentos distorcidos da
realidade social que irá encontrar no campus universitário.
Palestrante: Prof. Gil Gomes - Psicólogo – CRP 05/32158 Diretor do Instituto Brasileiro de Hipnose; Pós graduado em Terapia Cognitivocomportamental; Pós graduado em Hipnose clínica e hospitalar; Mestrando em Psicologia da educação.
Palestrante: Prof. Gil Gomes - Psicólogo – CRP 05/32158 Diretor do Instituto Brasileiro de Hipnose; Pós graduado em Terapia Cognitivocomportamental; Pós graduado em Hipnose clínica e hospitalar; Mestrando em Psicologia da educação.
16h00 – “A hipnose como estratégia de enfrentamento da psicologia
das catástrofes e da psiquiatria nos desastres naturais” - A hipnose demonstra
ser uma ferramenta de auxílio nas intervenções com crianças e adultos que são
vítimas de desastres gerando redução do grau de ansiedade, da vulnerabilidade e
abrindo espaço para reestruturação e flexibilização de pensamentos
catastróficos mesmo diante de momentos de grande impacto emocional e social.
Palestrante: Lislie Schoenstatt – Hipnoterapeuta; Graduanda do 10 ° período de medicina ; Estagiária do IBH ;Voluntária do projeto IBHA Atitude Social.
Palestrante: Lislie Schoenstatt – Hipnoterapeuta; Graduanda do 10 ° período de medicina ; Estagiária do IBH ;Voluntária do projeto IBHA Atitude Social.
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