15/12/2013

ANAIS III CVPSE - Dia 14/12/2013 Auditório Virtual Estácio Brasil

09h00 -  Tema "Gênero e Saúde Mental"

Palestrante: Prof. Dr. Walfrido Nunes de Menezes - Estácio Recife - Coordenação de Psicologia -Lattes: http://tinyurl.com/kgjh7zj 

Resumo: O presente projeto de pesquisa visa e estuda o adoecimento mental e psíquico no cotidiano da mulher doméstica no contexto de sua vida social, isto é, fruto de uma situação em que elas vivem sob dominação masculina ou social, em papéis, rótulos, comportamentos, funções que figuram a discriminação do sexo feminino produzindo os fatores que geram dores, angústias, traumas e desigualdade de direitos de classe e gênero. Primeiro momento da pesquisa. Os gêneros ao longo da história da humanidade, sempre foram pautados por relações que implicam uma constante desigualdade e segmentação entre o feminino e o masculino. Embora essas relações tenham passado por mudanças significativas a partir da segunda metade do século XX, com o avanço dos movimentos feministas, estas ainda não contemplam a totalidade do universo feminino.
Através da pesquisa realizada e que vem sendo realizada buscar-se, perceber se as diferenças biológicas, psicológicas e socioculturais que “apontam” os homens como mais ativos e as mulheres, como mais “fracas, menos ativas”, estimulam uma suposta dominação masculina e uma submissão feminina, resultando em baixa autoestima, falta de independência e autonomia por parte do universo feminino. Tal processo implica em distorções no processo de saúde mental, resultante de uma numa cadeia de adoecimento através da violência psíquica neste modelo ainda patriarcal da sociedade brasileira, que pela internalização, intolerância e segregação gera o sofrimento psíquico: depressão, insegurança, ansiedade, baixa autoestima e baixa autonomia.


10h00 - Tema "As três dimensões de um Curso de Psicologia: didático-pedagógica, corpo Docente e Infraestrutura"

Palestrante: Prof. Dr. Luis Monteiro - Coordenador Pedagógico Nacional de Psicologia Lattes:http://tinyurl.com/kwf6xay 



11h00 - Tema "Treinamentos podem aumentar a criatividade?"


Palestrante: Profa. Claudia Behar - Coordenadora Nacional Pós Graduação da Área de SaúdeLattes: http://tinyurl.com/m5l83yo























14h00 - Tema "Autoestima: práticas para transformar pessoas"

Palestrante: Profa. Beatriz Acampora - Estácio Rio de Janeiro 
Lattes: http://tinyurl.com/mll5hl9

Resumo: A autoestima determina e direciona os pensamentos, emoções e comportamentos das pessoas. Ela começa a ser desenvolvida desde o nascimento, através da relação com os pais e com o mundo à sua volta. O ser humano, enquanto ser de relações sociais necessita do outro desde seu nascimento até a morte. O modo como o outro, o ambiente e as questões socioculturais influenciam o desenvolvimento do ser, impactam diretamente a compreensão de si mesmo e a maneira única e especial que cada um apreende os eventos da vida, tendo sempre como referencial suas crenças e sistema de valores pessoal, conforme suas experiências passadas, aquilo que lhe é particularmente relevante e seus aspectos cognitivo-afetivos. O senso de valor próprio e competência, a avaliação pessoal que uma pessoa faz de si, nomeia-se autoestima. Para uma pessoa em desenvolvimento, ter espaço para compreender os próprios pensamentos, sentimentos e atitudes é fundamental para que ela possa aprender a viver em sociedade com qualidade, utilizando as emoções como instrumentos de crescimento, nesse sentido a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento da autoestima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário