15/12/2013

ANAIS III CVPSE - Dia 14/12/2013 SALA 01 - HIPNOSE PÓS GRADUAÇÃO

09h00 -  Tema "Hipnoterapia o tabagismo  autorelato."


Palestrantes: Regina Costa Meirelles e Tatiana Picerno Guerra

 


10h00 -  Tema "Técnicas de hipnose como coadjuvante na psicoterapia e depressão em adolescente."

Palestrantes: Maria Del Carmen Tourino Flores de Seixas
Resumo: A existência da depressão na adolescência só foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA em 1975. Apesar do seu reconhecimento recente, ela já se apresenta, de acordo com as estatísticas da Organização Mundial de Saúde, em segundo lugar em causas de diminuição de vida útil da população. Este é um dado que gera preocupação, pois a adolescência é momento é de grande vulnerabilidade e a sintomatologia da depressão pode atingir aspectos da personalidade e trazer graves conseqüências para o adolescente. Outro ponto a ser destacado é em relação às manifestações dos sintomas de depressão em adolescentes. Elas variam de acordo com a fase de desenvolvimento em que o sujeito se encontra e podem estar mascaradas por sintomas psicossomáticos ou comportamentais. O adolescente deprimido pode não estar triste, mas pode se apresentar irritável e instável. A depressão, portanto tem uma dimensão subjetiva e na adolescência, ela é influenciada por fatores biopsicosociais. Diante do cenário exposto, a partir de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, o presente trabalho tem como objetivo colocar em pauta a depressão na adolescência e a utilização de técnicas de hipnose como coadjuvante na psicoterapia.


11h00 - Tema "Terapia e hipnose com foco nos aspectos emocionais do processo alimentar que resultam em obesidade."

Palestrantes: Janete Rocha de Oliveira 

Resumo: Esse trabalho busca trazer uma reflexão sobre como os aspectos  emocionais podem interferir no processo alimentar e resultar em obesidade. Baseado em pesquisa bibliográfica e em um estudo de caso, o artigo mostra de que forma a Gestalt-terapia, apoiada nas técnicas de hipnose, permite ao indivíduo fazer escolhas e potencializar  seus recursos  cerebrais.
A partir da ampliação da consciência e da identificação  de disfunções de contato do cliente foi possível  apoiá-lo em seu processo  de autoconhecimento e de transformação, com o uso posterior das técnicas de  hipnoterapia

13h00 - Tema "A hipnose e os estudantes de psicologia: barreiras e preconceitos a serem superados."

Palestrante: Valdecir Antonio Rossa
Resumo: Este trabalho objetivou refletir a forma em que é abordado o tema hipnose durante o curso de graduação de psicologia, suas implicações e preconceitos e a falta de uma reflexão fundamentada em bibliografias fidedignas. De acordo com uma pesquisa feita junto a estudantes de psicologia, foi possível fazer uma radiografia do pouco conhecimento dos estudantes, sendo que um dos motivos constatado é resultante da pouca menção do tema hipnose enquanto ferramenta do psicólogo. Outro motivo é a compreensão negativa que alguns professores têm da hipnose, desmotivando parte dos estudantes. O trabalho conta com uma pesquisa bibliográfica que justifica a importância da abordagem direta do inconsciente como mais um recurso de trabalho para o psicólogo. A metodologia também teve uma pesquisa de campo, que foi confrontada com as bibliografias consultadas. Concluímos que a academia perde muito em não preparar seus profissionais em vista de um olhar propositivo para a hipnoterapia. Dessa forma, perdem os profissionais e perdem também os clientes.
 


15h00 - Tema "Hipnose no tratamento da depressão"

Palestrante: Pedro Paulo Miguel Soares

 


16h00 -  Tema "A utilização da hipnose clínica em um caso de dissociação."

Palestrantes: Claudia Conceição de Mattos Martins e Ione Batista Basílio

Resumo: Esse trabalho apresenta a hipnose clínica como técnica utilizada no tratamento de um caso de dissociação de personalidade. A hipnose entra como aliada ao atendimento psicoterapêutico. Foram observadas durante esse estudo, as disfunções psíquicas e seus comprometimentos, apresentados aqui como mecanismos de defesa. A técnica foi utilizada com bons resultados para minorar o sofrimento causado pelo transtorno. As induções hipnóticas são indicadas em casos de doença com base emocional, pois, além de auxiliar no processo de identificação dos estímulos que geram o trauma, o processo de ressignificação é pautado no direcionamento dessas induções. . A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

ANAIS III CVPSE - Dia 14/12/2013 SALA 02 III CVPSE

10h00 - Tema  "Inteligência Emocional e Afetividade: Prazer poético no ensino."

Palestrante: Profª Paty Fonte 
Resumo: Pesquisa feita pela Universidade de Harvard mostra que inteligência emocional faz mais diferença do que tirar boas notas. Este é o atual tema de pesquisa da Profª Paty Fonte. A inteligência emocional é formada por um conjunto de competências relacionadas à capacidade de administrarmos de forma adequada às próprias emoções e, também, as alheias (das pessoas com as quais convivemos). 
Vivemos uma grande crise educacional.Não há uma formação reflexiva,geralmente, não formamos seres pensantes, homens completos. É urgente um trabalho afetivo, pautado em desenvolver emoções e criticidade. Como oferecer às novas gerações oportunidades para desenvolver talentos para a ciência e a beleza, para a solidariedade e a harmonia? Resgatar o prazer em estar na escola, o cultivo do diálogo, a autenticidade. A palestra visa discutir tais questões e lançar desafios aos docentes que pretendem realizar um trabalho verdadeiramente significativo, poético e intenso.


11h00 - Tema "A Penalidade e a Exclusão Social Referente ao Uso de Substâncias Entorpecentes"
Palestrante:  Prof. Túlio Teixeira  Latteshttp://tinyurl.com/m6fobjj
Resumo: O tema central desta palestra é a crise atual provocada pelas diversas formas de violências e injustiças sociais que alienam os indivíduos da realização dos objetivos comunitários, da capacidade de difundir o conhecimento e as tradições coletivamente. A crise se agrava na inexistência de princípios essenciais aos relacionamentos humanos como fio condutor da intersubjetividade. As instituições estão corrompidas e não cumprem a finalidade de formar, capacitar e organizar. No modelo de estado neoliberal globalizado prevalece o liberalismo de mercado e a lógica consumista em detrimento dos projetos sociais e pedagógicos capazes de transformarem os setores econômicos e proporcionarem uma sociedade igualitária. Portanto, a exclusão social torna a maioria da população carente dos benefícios dos recursos públicos. Como um indivíduo que perdeu a autonomia e dependente de uma substância química irá se recuperar e integrar-se à sociedade sem o auxílio estatal na forma de políticas?      A sociedade do consumo mascara a ideologia que sustenta os grandes capitalistas como grupos privilegiados nas esferas de poder. 
A omissão estatal é visível em relação aos direitos sociais, na aplicação dos princípios democráticos, na efetivação das políticas públicas e na construção de uma justiça social. Por outro lado os mecanismos de controle externos se encontram ativos e fundamentados pelo poder arbitrário gerando um sistema judiciário desumano, fraudulento e omisso. 


13h00 - Tema "Levantamento de indicadores de penosidade no trabalho"

Palestrante: Bernardete Casadei Discente Psicologia UNESA
Resumo: Trabalho relativo ao levantamento de indicadores de penosidade no trabalho humano, na área da saúde, em atendimento de emergências.    Seguindo a metodologia de Psicodinâmica do Trabalho, como central, para entender o sofrimento desses profissionais que atuam em emergência, através da coleta de dados em forma de protocolo de entrevista englobando um item para cada Dimensão e Nível, para mensurar o grau de sofrimento do profissional em cada dimensão e nível, realizando comparações através dos dados obtidos e assim sugerir possíveis intervenções, visando minimizar os danos de penosidade.


14h00 - Tema "Hipnose no auxílio ao tratamento do tabagismo"

Palestrante: Daniel Vargas  Lattes: http://tinyurl.com/omjgpqg
Resumo: O trabalho apresentado tem por objetivo apresentar um método criado pelo palestrante para que o cliente abandone o hábito de fumar, sanando assim suas dependências biológicas e psicológicas do cigarro em 6 sessões . No método utilizamos diversas induções, ancoramentos, script de imaginação criativa e gatilhos de auto-hipnose, sendo todas as informações discutidas e explicadas. Os ouvintes saíram mais capacitados a atender pessoas que tem vícios em geral, principalmente o do cigarro.


15h00 - Tema "Análise Comportamental: As emoções estão na face"

Palestrante: Prof. João Oliveira Lattes: http://tinyurl.com/osxuxhh
Resumo: A palestra trata da relevância que tem o trabalho de análise comportamental em vários campos de atividade do homem moderno. Podendo ser aplicadas técnicas em setores distintos onde exista a interação com o ser humano: segurança pública e privada, educação, saúde, comércio e negócios, justiça e etc. A palestra elenca alguns pontos importantes nesta área. 


16h00 - Tema "Comunicação na Hipnose e Hipnose na Comunicação"

Palestrante: Prof. Rogério Castilho
Resumo: A palestra mostra que Hipnose é feita com comunicação e que toda comunicação efetiva é hipnotizante. Tomamos como premissa que comunicação não é o que se fala, mas o que o outro entende. Assim sendo, quando da indução hipnótica, espera-se primeiro o entendimento das sugestões pelo sujeito e, depois, que ele execute as instruções (sugestões) para se chegar a um objetivo. Na comunicação dá-se o mesmo; espera-se que o interlocutor entenda a mensagem e, que, com ela, haja uma interação. Mostrou-se que a publicidade utiliza-se de MUITA linguagem hipnótica, assim como os líderes políticos e religiosos. Em resumo, é impossível não se comunicar. Assim sendo, é impossível não hipnotizar, é impossível não ser hipnotizado.


17h00 -  Tema "O administrador como líder na atualidade."

Palestrante: Profa. Leila Silva Lattes: http://tinyurl.com/kcqdaw3
Resumo: No perfil do administrador na atualidade, acrescenta-se, como essencial, uma competência: a capacidade de prevenir e superar as crises. A inquietação do administrador diante das adversidades, suas perturbações em face aos imprevistos, suas perplexidades e indecisões revelam despreparo para situações não previsíveis. Podemos considerar como fundamental que administradores estejam preparados para conviver diante de um cenário de mudanças constantes e que devem se familiarizar com duas palavras que incomodam, mas que exigem postura serena, esclarecida e objetiva para administrar a situação com êxito: crise e conflito. E outra coisa menos incômoda, mas muito mal percebida, que é a oportunidade. Se aceitarmos a afirmação do pensador alemão Ludwig Erhardt, de que “ao empresário vale mais o susto do que o conselho.”, então a crise tem seus aspectos positivos, desperta um novo olhar. Exige-se, do mesmo esforço, criatividade e liderança em situações de conflito e, sem estes, nada se realiza de verdadeiramente grandioso e permanente.
            A organização atual vive momentos de susto. Torna-se necessário evitar-se o pânico, pois este, nada constrói sendo paralisante como é. A alternativa é aceitar o desafio e lançar-se à integração e a sinergia das lideranças num esforço de renovação contínua para refletir com sua equipe sobre as medidas a serem adotadas e assim saber dominar situações de crise e conflito. Tal medida significa preparar-se para conviver com a instabilidade nos dias atuais. Cabe ao administrador montar estruturas, planejamentos flexíveis, adaptáveis, modificáveis em função das variáveis ambientais, que é uma condição de sobrevivência e requisito básico para gerir e crescer. Em situações de conflito, o perfil do administrador será o de harmonizar ideias e motivador da equipe, demonstrando interesse não somente pelo que é idealizado, mas incentivando as ações. Em todos os casos de gestão um fato óbvio e constitui-se na verdade o grande problema para os momentos difíceis, que é a falta de uma administração integrada e, daí, a ausência de uma estratégia de liderança e de desenvolvimento. Quando não há liderança integrada, sempre haverá muitas pessoas discordantes. A discórdia, por si só, já é um grande conflito organizacional. Podemos concluir que o administrador conseguirá enfrentar situações de mudança, que encerram fontes potenciais de conflitos, agindo sobre os efeitos, convivendo com o problema, agindo estrategicamente e atacando as causas. Para tanto, é vital o conhecimento para lidar com essas situações que necessitam de um diagnóstico imediato que oriente a intervenção terapêutica e ações preventivas de outras crises. O conflito conhecido gera a necessidade constante de revisões e negociações, que motivam decisões inovadoras. Crises e conflitos são geradores potenciais de novas oportunidades.


ANAIS III CVPSE - Dia 14/12/2013 Auditório Virtual Estácio Brasil

09h00 -  Tema "Gênero e Saúde Mental"

Palestrante: Prof. Dr. Walfrido Nunes de Menezes - Estácio Recife - Coordenação de Psicologia -Lattes: http://tinyurl.com/kgjh7zj 

Resumo: O presente projeto de pesquisa visa e estuda o adoecimento mental e psíquico no cotidiano da mulher doméstica no contexto de sua vida social, isto é, fruto de uma situação em que elas vivem sob dominação masculina ou social, em papéis, rótulos, comportamentos, funções que figuram a discriminação do sexo feminino produzindo os fatores que geram dores, angústias, traumas e desigualdade de direitos de classe e gênero. Primeiro momento da pesquisa. Os gêneros ao longo da história da humanidade, sempre foram pautados por relações que implicam uma constante desigualdade e segmentação entre o feminino e o masculino. Embora essas relações tenham passado por mudanças significativas a partir da segunda metade do século XX, com o avanço dos movimentos feministas, estas ainda não contemplam a totalidade do universo feminino.
Através da pesquisa realizada e que vem sendo realizada buscar-se, perceber se as diferenças biológicas, psicológicas e socioculturais que “apontam” os homens como mais ativos e as mulheres, como mais “fracas, menos ativas”, estimulam uma suposta dominação masculina e uma submissão feminina, resultando em baixa autoestima, falta de independência e autonomia por parte do universo feminino. Tal processo implica em distorções no processo de saúde mental, resultante de uma numa cadeia de adoecimento através da violência psíquica neste modelo ainda patriarcal da sociedade brasileira, que pela internalização, intolerância e segregação gera o sofrimento psíquico: depressão, insegurança, ansiedade, baixa autoestima e baixa autonomia.


10h00 - Tema "As três dimensões de um Curso de Psicologia: didático-pedagógica, corpo Docente e Infraestrutura"

Palestrante: Prof. Dr. Luis Monteiro - Coordenador Pedagógico Nacional de Psicologia Lattes:http://tinyurl.com/kwf6xay 



11h00 - Tema "Treinamentos podem aumentar a criatividade?"


Palestrante: Profa. Claudia Behar - Coordenadora Nacional Pós Graduação da Área de SaúdeLattes: http://tinyurl.com/m5l83yo























14h00 - Tema "Autoestima: práticas para transformar pessoas"

Palestrante: Profa. Beatriz Acampora - Estácio Rio de Janeiro 
Lattes: http://tinyurl.com/mll5hl9

Resumo: A autoestima determina e direciona os pensamentos, emoções e comportamentos das pessoas. Ela começa a ser desenvolvida desde o nascimento, através da relação com os pais e com o mundo à sua volta. O ser humano, enquanto ser de relações sociais necessita do outro desde seu nascimento até a morte. O modo como o outro, o ambiente e as questões socioculturais influenciam o desenvolvimento do ser, impactam diretamente a compreensão de si mesmo e a maneira única e especial que cada um apreende os eventos da vida, tendo sempre como referencial suas crenças e sistema de valores pessoal, conforme suas experiências passadas, aquilo que lhe é particularmente relevante e seus aspectos cognitivo-afetivos. O senso de valor próprio e competência, a avaliação pessoal que uma pessoa faz de si, nomeia-se autoestima. Para uma pessoa em desenvolvimento, ter espaço para compreender os próprios pensamentos, sentimentos e atitudes é fundamental para que ela possa aprender a viver em sociedade com qualidade, utilizando as emoções como instrumentos de crescimento, nesse sentido a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento da autoestima.


21/05/2012

ANAIS II CVPSE - Dia 20/05/2012 Auditório Virtual UENF 01


Dia 20 de Maio - Domingo - Essa etapa do II CVPSE foi realizada com palestras virtuais ao vivo, onde o palestrante e o congressista se encontraram no ambiente do audiório virtual. Apenas uma palestra ocorreu no AUDITÓRIO UENF 01.

10h00 - "A música e sua influência na autoestima, no autoconhecimento e na afetividade do adolescente infrator que cumpre medida socioeducativa de liberdade assistida em Itaperuna/RJ" - Diante do caráter pedagógico da medida socioeducativa, pretende-se verificar se a música como um instrumento educativo da arte poderá influenciar o adolescente infrator, no que diz respeito ao desenvolvimento das categorias: autoestima, autoconhecimento e afetividade. Para tanto, faz-se o diálogo com autores que irão sustentar esta trajetória investigativa (Vygotsky e Wallon), entre outros.
Palestrante: Inessa Trocilo Rodrigues Azevedo, mestranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF; graduada em Direito e especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito de Campos dos Goytacazes/RJ; especialista em Direito Educacional pela Universidade Integrada de Jacarepaguá/RJ. Linha de pesquisa: Pesquisas interdisciplinares em Ciências Humanas, Artes e Filosofia.


Inessa Trocilo
Apresentação
Resumo

ANAIS II CVPSE - Dia 20/05/2012 Auditório Virtual PSICOLÓGICA TV


Dia 20 de Maio - Domingo - Essa etapa do II CVPSE foi realizada com palestras virtuais ao vivo, onde o palestrante e o congressista se encontraram pelo ambiente do audiório virtual. Esses, aqui dispostos, são os regitros do AUDITÓRIO PSICOLÓGICA TV.

09h00 – “Avaliação Neuropsicológica: da filosofia da mente à tecnologia do cérebro.” - Motivado com essas questões, a presente palestra visa a esboçar o campo histórico e atual da avaliação psicológica e neuropsicológica, a vendo sobre a relação “expectativa x esperança” inerente ao movimento Neurocientífico, que tem como um dos objetivos científicos indiretos resolver a lacuna explicativa que o conceito de Mente cria à Psicologia e a Neurociência.
Palestrante:  Prof. Luís Anunciação - Neuropsicólogo e mestre em Medicina Social. Atualmente, é coordenador do Núcleo de Experimentos em Neurociências, psicólogo do ministério da saúde e professor universitário. Atua principalmente nas áreas de Avaliação em Psicologia e Psicopatologia Descritiva e é palestrante de congressos nacionais e internacionais sobre esses temas.

Prof. Luis Anunciação
Apresentação
Resumo

10h00 – “Inteligência – Memória – Criatividade” - O  trabalho a ser apresentado envolve a prevenção, o conhecimento e a melhor utilização do Processo do Pensamento. Desta forma,  abordaremos o conceito da Neuroplasticidade, o cérebro pode se regenerar mediante seu uso e potenciação.
Palestrante: Janice Valentim - CRP 05/11013 Psicóloga – PUC/RS; Pós-graduada pela FGV-RJ em Psicologia do Trabalho; Especialista em Psicologia Clínica ; Coaching – Formação em Coaching Integrado, Certified Personal and Executive Coach Integrated – Institute ( ICI ) certificada pelo ICI ; Mediação Cognitiva – Formação no Programa de Enriquecimento Instrumental pelo ICELP – Israel.


11h00 – “O stress e seus comprometimentos no cérebro, na saúde e na vida” - A palestra aborda o que é o stress, como ele compromete o cérebro, a saúde e a vida como um todo da pessoa quando se torna crônico e como pode ser gerenciado para ser vivenciado de forma positiva e aumentar o bem-estar.
Palestrante - Andrea Bandeira de Lima - Psicóloga (PUC/RJ), Psicoterapeuta Existencial (NPV), Pós-Graduação em Psicossomática (IMPSIS), Especialista em Neuropsicologia (Sta. Casa/RJ) e Mestranda em Neurociências (UFF/RJ). Associada à Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e à Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.

Profa. Andrea Lima
Apresentação
Resumo

12h00 – “A compulsão e a droga como objeto” - A compulsão através da especificidade no uso de drogas. Demonstra a compulsão à droga, mescla tanto a busca de satisfação quanto o aparecimento da angústia e do traumático para o sujeito.Neste enlace com a droga o sujeito acaba por deixar de se submeter as leis do simbólico, lugar onde ele poderia interrogar sobre seu desejo, seu gozo, sua existência.Conclui que o sujeito na ilusão de um objeto que o satisfaria por completo se dirige ao objeto, droga, ficando à mercê da compulsão, que na verdade não cessa de fazê-lo encontrar com algo de traumático, uma repetição que o aprisiona e subjulga.
Palestrante: Prof. Dr. Alexandre B. Balbi - CRP: 16407/05; Doutor pela UFRJ; Psicólogo e Psicanalista; Consultório particular desde 1991; Psicólogo da Stª Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro; Psicólogo da Saúde Mental de Niterói de 2003 a 2007, Professor Universitário.





13h00 - “Ser filha, mas não ter mãe: o legado existencial da perda materna na infância à luz da Gestalt-terapia”- O foco central do trabalho terapêutico é que a filha consiga viver com a perda ao invés de sob o legado da perda e que esta também possa ser uma companhia ao invés de um guia. Para tal, a filha precisa reconhecer e lidar com duas questões fundamentais: 1) ela é filha de sua mãe e, portanto, é preciso que ela encontre um espaço emocional e mantenha vínculo com a mãe falecida e 2) ela é uma filha sem mãe.
Palestrante:  Profª Msc. Juliana Wallig – CRP 05/25285 ; Mestre em Psicologia pela UFRJ. Graduada pela PUC-Rio. Psicóloga clínica. Gestalt-terapeuta. Coordenadora pedagógica, professora e supervisora do Contato Núcleo de Estudos e Aplicação da Gestalt-terapia.

Profa. Msc. Juliana Wallig
Apresentação
Resumo

14h00 – “Bullying relação agressor e vítima” - Ações agressivas repetitivas na intenção de provocar na vítima humilhações e constrangimentos morais, seja no trabalho, na escola ou na própria família e desencadear sérios comprometimentos de ordem emocional na sua vida psíquica. Uma reflexão sobre as possíveis saídas para lidar com o problema que vem se alastrando em nossa sociedade de forma alarmante, propondo uma discussão  sobre o que mobiliza, a nível inconsciente, os papéis do agressor e da vítima no bullying.
Palestrante:  Ana Cristina Pousa Ferreira - Psicóloga Clinica com 25 anos de experiência em Consultório Particular e 02 anos em Psicologia Escolar. Formação em Psicanálise e Pós-Graduada em Recursos Humanos. Experiência de 02 anos como Psicóloga- Coordenadora de Grupo Operativo na área gerencial -  Empresa das Pastilhas  Valda - Laboratório Canonni.

Profa. Ana Cristina Pousa Ferreira
Apresentação
Resumo

15h00 – “ A Atividade Cerebral em Momentos de Oração e em Estados Meditativos” - Nos estados meditativos mais profundos, sensações como completude, sentimento oceânico (unicidade), entre outros também podem ser encontrados. A meditação e a oração também colaboram para aprimorar o senso de objetividade, atenção, aprendizagem e memória. O Objetivo deste trabalho é apresentar estas e outras questões.
Palestrante: Profa. Msc. Denise de Assis -  Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade – Universidade Veiga de Almeida (RJ), Psicóloga, Analista de Sistemas, Pesquisadora sobre fenômenos psíquicos e religiosos com base na correlação entre a Psicanálise e a Física, membro da Sociedade de Teologia, Espiritualidade e Saúde da Universidade de Duke (Durham, Carolina do Norte, EUA) .

Profa. Denise Assis
Apresentação
Resumo

16h00 -“Reprogramação Mental com Hipnose e PNL (em 10 sessões)” - Método de Reprogramação Mental utilizando tecnologias hipnóticas, estruturado para reorganizar os Níveis (Neuro)Lógicos do comportamento. Uso de técnicas que liberam rapidamente o paciente/cliente de conteúdos emocionais indesejados, focando-o em estados positivos através de processos de ancoragem e ressignificação profunda das estruturas comportamentais. Tais técnicas tem sido utilizadas com sucesso em distúrbios como Fobias diversas, Fobia Social,  Pânico, etc...
Palestrante: Prof. Valdecy Carneiro – Psicólogo; Hipnoterapeuta; Coordenador da Pós Graduação Lato Senso em Hipnose Clínica (Alfacastelo/SIAH); Presidente da Sociedade InterAmericana de Hipnose; Programador Neurolinguísta (PNL); Coach Executivo (Coaching Estratégico de Carreira para Executivos); Business Coach (Coaching de Negócios); Life Coach (Coaching de Vida e Projetos Pessoais); Learning Coach (Aprendizagem Acelerada e Desbloqueios de Aprendizagem); autor do livro "A Arte da Guerra para o Coaching"; coautor do livro "Manual Completo de PNL"; coautor do livro "Ser + em Excelência no Atendimento ao Cliente".

 Prof. Valdecy Carneiro
Apresentação
Resumo

17h00 – “O Arquétipo da Escolha de um Caminho através do Arcano VI do Tarot” - As lâminas dos Arcanos Maiores do Tarot são representativas da jornada interior do herói. É um percurso singular na medida em que elas refletem as escolhas, encontros, desencontros e reencontros de todos aqueles que acolhem os desafios da alma. O objetivo do presente trabalho é o de apresentar a sexta lâmina dos Arcanos Maiores conhecida como O Enamorado.
Palestrante: Wagner de Menezes Vaz - Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pós-graduado em Teoria e Terapia Junguiana pela Universidade Estácio de Sá, graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com extensão em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 Prof. Wagner Vaz
Apresentação
Resumo

ANAIS II CVPSE - Dia 20/05/2012 Auditório Virtual WAK

Dia 20 de Maio - Domingo - Essa etapa do II CVPSE foi realizada com palestras virtuais ao vivo, onde o palestrante e o congressista se encontraram pelo ambiente do audiório virtual. Esses, aqui dispostos, são os regitros do AUDITÓRIO EDITORA WAK. 


9h00 – “Arte, Neurociência e Transcendência”  A Arte tem sido um campo vastíssimo de investigação, em toda sua amplitude, desde os tempos mais remotos. A Neurociência, com os avanços tecnológicos, desvenda os mistérios do Homem, avança para um futuro promissor, abrindo campo para pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. A Transcendência nos mostra o Ser Integral, englobando as múltiplas dimensões, com respeito e consideração a fim de que a saúde seja plena e o equilíbrio duradouro.
Palestrante:  Profª Celeste Carneiro - Arteterapeuta, Terapeuta Junguiana e Transpessoal, Artista Plástica, Educadora e autora  de vários livros sobre o tema. 

Profa. Celeste Carneiro
Apresentação
Resumo

10h00 –  "A mediação didática na EaD"  A Experiência da Aprendizagem Mediada e sua aplicação na Educação à distância. O que é a EAM  - Experiência da Aprendizagem Mediada proposta pelo psicólogo romeno Reuven Feuerstein? Como esta técnica pode ser utilizada por professores/ tutores nos cursos a distância, colaborando para o sucesso dos alunos e para diminuir a evasão ? Os critérios de mediação criados por Feuerstein , quando utilizados na EaD apresentam os mesmos resultados quando são empregados pelo professor na sala de aula presencial ?
Palestrante: Profa. Msc. Júlia Eugênia - graduação em História(bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (1972) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1977). Especialização em Psicopedagogia Clínica por E.PSI. BA, Argentina;especialização em Tutoria Virtual pela OEA- Organização dos Estados Americanos; especialização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, Virtual Educa, Argentina; Atualmente é presidente da Fundação Aprender para Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia,em Varginha, MG, coordenadora e docente de cursos de Pós- Graduação Lato-Sensu em Psicopedagogia. Coordena o Projeto de Educação a Distância - EducEAD .

 Profa. Júlia Eugênia
Apresentação
Resumo
11h00 – “Pedagogia de Projetos” - O trabalho com projetos proporciona aos alunos uma aprendizagem prazerosa e significativa. Os projetos pedagógicos permitem uma aprendizagem por meio da participação ativa dos educandos, vivenciando as situações - problema, refletindo sobre elas e tomando atitudes diante dos fatos.
Palestrante: Profª Paty Fonte – Pedagoga,  especialista em pedagogia de projetos e educação infantil. Idealizadora e diretora dos sites www.projetospedagogicosdinamicos.com e www.cursosppd.com.br . Autora do livro “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar”, publicado pela WAK editora; colunista de revistas paradidáticas; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach; palestrante.

Profa. Paty Fonte


12h00 – “Dinâmicas de Grupo em Sexualidade - Atividades para trabalhar com adolescentes" - A dinâmica de grupo é um recurso usado há mais de seis décadas, cujo idealizador foi Kurt Lewin. Este instrumento pode ser utilizado nas mais diversas áreas da vida e do conhecimento, com diferentes objetivos. Porém, é muito raro encontrar publicações contendo dinâmicas aplicadas à área da sexualidade.
Palestrante: Profª Cristianne Magalhães - Bacharel em Estatística (UERJ), Pós-Graduada em Sexualidade Humana (UESA), Educadora, Escritora, Artesã.

Profa. Cristianne Magalhães
Apresentação
Resumo

13h00 – “Reflexões cerca da identidade cultural surda: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem do outro” As atuais práticas discursivas sobre o processo de ensino-aprendizagem das pessoas surdas passa pela obrigatoriedade da inclusão destas no sistema de ensino regular. A importância de se compreender a conformação da identidade destes sujeitos, sobretudo na perspectiva cultural, determinará a eficácia do processo de formação de sujeitos protagonistas de suas vivências.
Palestrante: Edmarcius Carvalho Novaes - Gerente da Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência - CAAD, de Governador Valadares/MG, sendo conselheiro governamental nos seguintes Conselhos: Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD e Conselho Municipal de Transito e Transporte - CMTT, todos da cidade de Governador Valadares e leciona Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Prof. Edmarcius Carvalho Novaes
Apresentação
Resumo


14h00 – Como fazer com que a Escola Pública ofereça uma educação que prime pela cidadania crítica e não idiotização de seus alunos?” – A escola precisa encontrar maneiras de ajudar a desenvolver e manter a consciência de seus educandos para que estes possam ser protagonistas, não se deixando alienar por um sistema corrupto e corruptor, ceifando assim seus sonhos e suas dignidades. Assim, ela implicará na transformação de comportamento, ou seja, em um devir que fomentará nosso educando a busca de um conhecimento corrosivo, não totalmente institucionalizado. Conhecimento pertinente que faça dele um cidadão crítico e senhor de sua vida.
Palestrante: Prof. Msc. Wolmer Ricardo Tavares -Mestre em Educação e Sociedade (2006) UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos, especialista em Análise de Negócios e Informação (2000) pela FATEC/MG, especialista também em Análise de Sistemas (1996) pela FERP Fundação Educacional Rosemar Pimentel Volta Redonda RJ e graduado em Matemática (1994) pela mesma instituição. Escritor, palestrante e atua como docente universitário na UNIPAC Lafaiete.

Prof. Wolmer Ricardo
Apresentação
Resumo


16h00 – “Entendendo Mais para Praticar Melhor. Desenvolvimento e diagnóstico diferencial das dificuldades e distúrbios de linguagem falada e escrita” - Apresentação teórica e prática de conceitos e sua associação com o desenvolvimento da linguagem falada e aprendizagem da leitura e escrita. A apresentação visa evidenciar a relevância do conhecimento do desenvolvimento infantil com a utilização de recursos, desde a mais tenra idade e, propiciar adequadas e estimulantes condições de desempenho no quetange a Educação e Aprendizagem como um todo para prevenir, reconhecer, minimizar, auxiliar e conduzir de maneira mais adequada problemas na aquisição da fala e leitura /escrita.
Palestrante: Profª Dra. Mariângela Stampa - Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1985)-CRF.a 2940-RJ, especialista em Patologias da Voz pela Universidade Estácio de Sá (1988); especialista em Linguagem  pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia-C. F.Fa. (1999), especialista em Fonoaudiologia Educacional  pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia-C. F.Fa. (2011), Pós-Graduada em Psicomotricidade-Educação e Reeducação Psicomotora pelo UNI-IBMR-Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1992), obtendo Título de Psicomotricista pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (1995). Doutora em Fonoaudiologia com especialização em Comunicação Humana pela Universdidad Museo Social Argentino (2007). 
17h00 – “Psicomotricidade, uma linguagem corporal: Manisfestações para a sabedoria” - O corpo é o principal meio de comunicação com o mundo. O pensamento concebe a ação articulando a afetividade, a cognição e a psicomotricidade como modalidade complexa de conhecimento. A ação criadora, a imaginação e a reflexão da dimensão prática é o saber trabalhar na construção de um fazer artístico: A psicomotricidade.
Palestrante:  Profª Msc. Fátima Alves -Fonoaudióloga, Sócio-terapeuta Ramain-Thiers, Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, UNIPLI.Docente de Pós-graduação em Psicomotricidade da UNIPLI e Pós-graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da AVM Faculdade Integrada.Professora Convidada do curso de pós-graduação em Psicopedagogia da FAMESP. Conselheira da ABP. Autora de livros. Participante de eventos nacionais e internacionais em Psicomotricidade e Educação como ministrante em palestras, cursos e workshops.

 Profa. Fátima Alves
Apresentação
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