21/05/2012

ANAIS II CVPSE - Dia 20/05/2012 Auditório Virtual WAK

Dia 20 de Maio - Domingo - Essa etapa do II CVPSE foi realizada com palestras virtuais ao vivo, onde o palestrante e o congressista se encontraram pelo ambiente do audiório virtual. Esses, aqui dispostos, são os regitros do AUDITÓRIO EDITORA WAK. 


9h00 – “Arte, Neurociência e Transcendência”  A Arte tem sido um campo vastíssimo de investigação, em toda sua amplitude, desde os tempos mais remotos. A Neurociência, com os avanços tecnológicos, desvenda os mistérios do Homem, avança para um futuro promissor, abrindo campo para pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. A Transcendência nos mostra o Ser Integral, englobando as múltiplas dimensões, com respeito e consideração a fim de que a saúde seja plena e o equilíbrio duradouro.
Palestrante:  Profª Celeste Carneiro - Arteterapeuta, Terapeuta Junguiana e Transpessoal, Artista Plástica, Educadora e autora  de vários livros sobre o tema. 

Profa. Celeste Carneiro
Apresentação
Resumo

10h00 –  "A mediação didática na EaD"  A Experiência da Aprendizagem Mediada e sua aplicação na Educação à distância. O que é a EAM  - Experiência da Aprendizagem Mediada proposta pelo psicólogo romeno Reuven Feuerstein? Como esta técnica pode ser utilizada por professores/ tutores nos cursos a distância, colaborando para o sucesso dos alunos e para diminuir a evasão ? Os critérios de mediação criados por Feuerstein , quando utilizados na EaD apresentam os mesmos resultados quando são empregados pelo professor na sala de aula presencial ?
Palestrante: Profa. Msc. Júlia Eugênia - graduação em História(bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (1972) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1977). Especialização em Psicopedagogia Clínica por E.PSI. BA, Argentina;especialização em Tutoria Virtual pela OEA- Organização dos Estados Americanos; especialização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, Virtual Educa, Argentina; Atualmente é presidente da Fundação Aprender para Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia,em Varginha, MG, coordenadora e docente de cursos de Pós- Graduação Lato-Sensu em Psicopedagogia. Coordena o Projeto de Educação a Distância - EducEAD .

 Profa. Júlia Eugênia
Apresentação
Resumo
11h00 – “Pedagogia de Projetos” - O trabalho com projetos proporciona aos alunos uma aprendizagem prazerosa e significativa. Os projetos pedagógicos permitem uma aprendizagem por meio da participação ativa dos educandos, vivenciando as situações - problema, refletindo sobre elas e tomando atitudes diante dos fatos.
Palestrante: Profª Paty Fonte – Pedagoga,  especialista em pedagogia de projetos e educação infantil. Idealizadora e diretora dos sites www.projetospedagogicosdinamicos.com e www.cursosppd.com.br . Autora do livro “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar”, publicado pela WAK editora; colunista de revistas paradidáticas; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach; palestrante.

Profa. Paty Fonte


12h00 – “Dinâmicas de Grupo em Sexualidade - Atividades para trabalhar com adolescentes" - A dinâmica de grupo é um recurso usado há mais de seis décadas, cujo idealizador foi Kurt Lewin. Este instrumento pode ser utilizado nas mais diversas áreas da vida e do conhecimento, com diferentes objetivos. Porém, é muito raro encontrar publicações contendo dinâmicas aplicadas à área da sexualidade.
Palestrante: Profª Cristianne Magalhães - Bacharel em Estatística (UERJ), Pós-Graduada em Sexualidade Humana (UESA), Educadora, Escritora, Artesã.

Profa. Cristianne Magalhães
Apresentação
Resumo

13h00 – “Reflexões cerca da identidade cultural surda: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem do outro” As atuais práticas discursivas sobre o processo de ensino-aprendizagem das pessoas surdas passa pela obrigatoriedade da inclusão destas no sistema de ensino regular. A importância de se compreender a conformação da identidade destes sujeitos, sobretudo na perspectiva cultural, determinará a eficácia do processo de formação de sujeitos protagonistas de suas vivências.
Palestrante: Edmarcius Carvalho Novaes - Gerente da Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência - CAAD, de Governador Valadares/MG, sendo conselheiro governamental nos seguintes Conselhos: Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD e Conselho Municipal de Transito e Transporte - CMTT, todos da cidade de Governador Valadares e leciona Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Prof. Edmarcius Carvalho Novaes
Apresentação
Resumo


14h00 – Como fazer com que a Escola Pública ofereça uma educação que prime pela cidadania crítica e não idiotização de seus alunos?” – A escola precisa encontrar maneiras de ajudar a desenvolver e manter a consciência de seus educandos para que estes possam ser protagonistas, não se deixando alienar por um sistema corrupto e corruptor, ceifando assim seus sonhos e suas dignidades. Assim, ela implicará na transformação de comportamento, ou seja, em um devir que fomentará nosso educando a busca de um conhecimento corrosivo, não totalmente institucionalizado. Conhecimento pertinente que faça dele um cidadão crítico e senhor de sua vida.
Palestrante: Prof. Msc. Wolmer Ricardo Tavares -Mestre em Educação e Sociedade (2006) UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos, especialista em Análise de Negócios e Informação (2000) pela FATEC/MG, especialista também em Análise de Sistemas (1996) pela FERP Fundação Educacional Rosemar Pimentel Volta Redonda RJ e graduado em Matemática (1994) pela mesma instituição. Escritor, palestrante e atua como docente universitário na UNIPAC Lafaiete.

Prof. Wolmer Ricardo
Apresentação
Resumo


16h00 – “Entendendo Mais para Praticar Melhor. Desenvolvimento e diagnóstico diferencial das dificuldades e distúrbios de linguagem falada e escrita” - Apresentação teórica e prática de conceitos e sua associação com o desenvolvimento da linguagem falada e aprendizagem da leitura e escrita. A apresentação visa evidenciar a relevância do conhecimento do desenvolvimento infantil com a utilização de recursos, desde a mais tenra idade e, propiciar adequadas e estimulantes condições de desempenho no quetange a Educação e Aprendizagem como um todo para prevenir, reconhecer, minimizar, auxiliar e conduzir de maneira mais adequada problemas na aquisição da fala e leitura /escrita.
Palestrante: Profª Dra. Mariângela Stampa - Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1985)-CRF.a 2940-RJ, especialista em Patologias da Voz pela Universidade Estácio de Sá (1988); especialista em Linguagem  pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia-C. F.Fa. (1999), especialista em Fonoaudiologia Educacional  pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia-C. F.Fa. (2011), Pós-Graduada em Psicomotricidade-Educação e Reeducação Psicomotora pelo UNI-IBMR-Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1992), obtendo Título de Psicomotricista pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (1995). Doutora em Fonoaudiologia com especialização em Comunicação Humana pela Universdidad Museo Social Argentino (2007). 
17h00 – “Psicomotricidade, uma linguagem corporal: Manisfestações para a sabedoria” - O corpo é o principal meio de comunicação com o mundo. O pensamento concebe a ação articulando a afetividade, a cognição e a psicomotricidade como modalidade complexa de conhecimento. A ação criadora, a imaginação e a reflexão da dimensão prática é o saber trabalhar na construção de um fazer artístico: A psicomotricidade.
Palestrante:  Profª Msc. Fátima Alves -Fonoaudióloga, Sócio-terapeuta Ramain-Thiers, Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, UNIPLI.Docente de Pós-graduação em Psicomotricidade da UNIPLI e Pós-graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da AVM Faculdade Integrada.Professora Convidada do curso de pós-graduação em Psicopedagogia da FAMESP. Conselheira da ABP. Autora de livros. Participante de eventos nacionais e internacionais em Psicomotricidade e Educação como ministrante em palestras, cursos e workshops.

 Profa. Fátima Alves
Apresentação
Resumo

ANAIS II CVPSE - Dia 20/05/2012 Auditório Virtual ISEC 02

Dia 20 de Maio - Domingo - Essa etapa do II CVPSE foi realizada com palestras virtuais ao vivo, onde o palestrante e o congressista se encontraram pelo ambiente do audiório virtual. Esses, aqui dispostos, são os regitros do AUDITÓRIO ISEC 02.

9h00 - “Grafite urbano: dinâmica de criação e resistência” - O objetivo deste trabalho é verificar se a produção grafiteira é criativa e contribui à produção polifônica, ou seja, de discursos e narrativas plurais capazes de desestabilizar modos dominantes e homogêneos de construções capitalistas. Para investigar este tema optou-se por uma pesquisa de perfil etnográfico e fotoetnográfico.
Palestrante: Prof. Msc. Anita Rink
- Mestre em Psicologia (UNIVERSO), pós graduada em Artes & Aquarela (Scuola Machiavelli/Florença-Itália), Psicóloga (UNIVERSO), Arteterapeuta (POMAR), Arte-Educadora (CECAP/CEN) e Artista Plástica (Liceu de Artes e Ofícios/RJ). 



10h00 – “Re-vendo a psicologia na escola: pelo cultivo da alma e na educação”- Esse trabalho propõe, como tema central, uma re-visão das relações e das práticas do psicólogo escolar com/na educação. O objetivo geral foi o de compreender as relações entre a psicologia e a educação, propondo novas possibilidades teórico-práticas deste fazer e buscando subsídios na Psicologia Analítica de C.G. Jung e na Psicologia Arquetípica de J. Hillman.
Palestrante: Profa. Dra. Rosane Barbosa Marendino
- Doutora em Educação (UFF); Psicóloga e Pedagoga; Professora das Universidades Veiga de Almeida e UERJ/FFP.



11h00 – "Controvérsias do EU – Da (Info)Ética ao terror Cibernético"- Nas cidades virtuais onde imperam, a imagem-fluxo, a atemporalidade e o não-lugar permitem novos arranjos psíquicos e uma maior plasticidade e velocidade em processar informações e gerar conhecimentos. Neste ponto conjuntural, onde a tecnologia é um fator primordial que permeia as interações e oferecem incógnitas na construção de identidades, uma nova ordem se estabelece, porém sem um parâmetro ético de normas e regras. Os resultados catalisados pela velocidade das trocas de informação caracterizam comportamentos desviantes e anti-sociais que podem trazer danos incalculáveis aos direitos básicos de todo ser humano.
Palestrante: Prof. Jefferson Cabral Azevedo
CRP 32548 -Bolsista Faperj e Mestrando pelo programa de Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual Norte Fluminense, MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, Psicólogo pela UNESA - Nova Friburgo e Administrador de Empresas pela UCAM. Professor de Psicologia e Administração de Empresas pelo Instituto Nossa Senhora da Glória – Rede Salesiana de Ensino e Faculdade Metropolitana São Carlos.


12h00 - "Projeto Gerencia de trabalho: uma estratégis de inclusão social pela via do trabalho" - o Projeto Gerência de Trabalho se apresenta como modelo de uma nova prática de cuidados no campo da saúde mental, cujo objetivo é estabelecer, por meio de estratégias específicas, as condições de acesso e permanência de pessoas com transtorno mental no mercado formal de trabalho.
Palestrante: Ana Cecília Alvares Salis
-Psicóloga; pós-graduada em Teoria Psicanalítica; autora do "Projeto de Gerência de Trabalho: uma estratégia de inclusão social pela via do trabalho" vencedor do Prêmio "Ser Humano"; edição 2010, promovido pela ABRH/RJ;  coordenadora do Núcleo de Geração de Renda do IMNS/RJ, 2007/2009. Coordenadora do projeto “Gerência de Trabalho” na empresa Prezunic Comercial Ltda/RJ, 2009; coordenadora do Projeto "Reabilitação Profissional e Recuperação de Vidas" , na cidade de Nova Friburgo/RJ, 2011, pela SSSAT/SETRAB/RJ; Diretora/Presidente da Ana Salis - consultoria em trabalho assistido Ltda



13h00 - “A escola como espaço potencial para a vivência de valores e da ética: a Pedagogia Logosófica.” - O enfoque deste trabalho é a sala de aula sob o enfoque da Pedagogia Logosófica no sentido de suas possibilidades, seus alcances, sua contribuição para a qualidade de ensino e para a formação de uma humanidade mais consciente. Objetivos tão elevados são alcançados com a ajuda de uma grande força interna que se chama  afeto.
Palestrante: Profa.  Ivone Tobaruela Pádua
- Professora, pedagoga, pós-graduada em Gestão Educacional (SENAC-RIO). Foi professora do Ensino Fundamental em  escolas na cidade de São Paulo onde também atuou na alfabetização de Jovens e Adultos. No Rio, trabalhou no Colégio Logosófico de Botafogo no Ensino Fundamental onde teve a oportunidade de estudar e aplicar a Pedagogia Logosófica  na sala de aula.   



14h00 – “O desenvolvimento cognitivo segundo Reuven Feuerstein” - Reuven Feuerstein, discípulo de Piaget discordou dele quanto à necessidade e importância da mediação para a superação de deficiências cognitivas apresentadas por determinados indivíduos. O desenvolvimento cognitivo e os meios de fazer o indivíduo aprender a aprender, corrigindo deficiências advindas de variadas etiologias, dando importância ao seu conhecimento acadêmico, sociocognitivo e metacognitivo é o objetivo desta reflexão.
Palestrante: Márcia Regina Cardoso Torres
- Fonoaudióloga Clínica e Membro da Equipe do Grupo de Estudos e Consultórios em Fonoaudiologia e Psicomotricidade Mariângela Stampa; Graduação em Fonoaudiologia - 1984 – UNESA; Pós Graduada com Especialização em Linguagem - UVA - 2012
15h00 – “A relação entre habilidades sociais e desempenho acadêmico” - A pesquisa aponta para importância de uma recepção adequada do aluno recém chegado a universidade para que ele se sinta acolhido e integrado socialmente e também para que a instituição de ensino crie condições para através de instrumentos apropriado avaliar qual é a percepção do aluno recém chegado a universidade sobre as relações sociais que espera encontrar e caso necessário faça alguns ajuste sobre suas cognições e comportamentos distorcidos da realidade social que irá encontrar no campus universitário.
Palestrante: Prof. Gil Gomes - Psicólogo – CRP 05/32158 Diretor do Instituto Brasileiro de Hipnose; Pós graduado em Terapia Cognitivocomportamental; Pós graduado em Hipnose clínica e hospitalar; Mestrando em Psicologia da educação.
16h00 – “A hipnose como estratégia de enfrentamento da psicologia das catástrofes e da psiquiatria nos desastres naturais” - A hipnose demonstra ser uma ferramenta de auxílio nas intervenções com crianças e adultos que são vítimas de desastres gerando redução do grau de ansiedade, da vulnerabilidade e abrindo espaço para reestruturação e flexibilização de pensamentos catastróficos mesmo diante de momentos de grande impacto emocional e social.
Palestrante: Lislie Schoenstatt
– Hipnoterapeuta; Graduanda do 10 °  período de medicina ; Estagiária do IBH ;Voluntária do projeto IBHA Atitude Social.


ANAIS II CVPSE - Dia 20/05/2012 Auditório Virtual ISEC 01




Dia 20 de Maio - Domingo - Essa etapa do II CVPSE foi realizada com palestras virtuais ao vivo, onde o palestrante e o congressista se encontraram pelo ambiente do audiório virtual. Esses, aqui dispostos, são os regitros do AUDITÓRIO ISEC 01.


9h00 – “Benefícios Práticos da Hipnose” Apresentação, de maneira didática, dos conceitos de Hipnose, Auto-Hipnose, Hipnose Clínica, desmistificação e aplicabilidade prática de técnicas. Ilustração com relatos de casos.
Palestrante:  Prof. Rogério Castilho
- Comunicador Social diplomado, Pós-Graduado em psicologia & Marketing, MBA em Recursos Humanos, Especialista em Hipnose Clínica pela PUC de São Paulo. Hipnólogo e Hipnoterapeuta (CRT 44714) com certificação internacional. Ministra cursos e palestras em todo o Brasil e no Japão.
  


10h00 - - “Mulher Trabalho e Reprodução: O Mal Estar na Sociedade Contemporânea” - Este estudo se propõe a discutir as motivações, desejos e escolhas de mulheres que inseridas no mercado de trabalho pelas escolheram as Novas Tecnologias de Reprodução (NTRs). Pressupomos que esteja havendo um adiamento da maternidade para idades onde as possibilidades para engravidar naturalmente, são menores.
Palestrante:
Profª Dra. Rosale Istoe- Doutorado em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz - IFF/RJ,  Mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo/SP., graduação em Teologia - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil/RJ  e graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo/SP.. Professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF/RJ.





11h00 –“Uma análise do desenvolvimento e uso de novos recursos educacionais no ensino de Ciências.” Será apresentado dados sobre o desenvolvimento e uso de novos recursos tecnológicos no ensino de Ciências. Serão relatados resultados obtidos com o uso de softwares e da internet como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem de conceitos básicos de Física e Astronomia.
Palestrante: Dr. Marcelo de Oliveira Souza
- Licenciado e Bacharel em Física – UFF; Mestre em Física – UFF; Doutor em Física (Cosmologia) – UFRJ; Professor do Laboratório de Ciências ; Físicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense ;Coordenador no Brasil do Programa Universe Awareness ;Coordenador no Brasil dos Astrônomos sem Fronteiras.


12h00 – “Coaching: O Despertar Para Uma Vida Melhor” - Nesta palestra serão apresentados os seguintes temas: O que é Coaching;  Os pilares do Coaching;  Os benefícios de um processo de coaching;  Casos de coaching.
Palestrante: Prof. João Alexandre Borba
– Psicólogo e Master Coach, principal instrutor de Life Coaching da Academia Brasileira de Coaching; Master Coach – European Coaching Association (ECA); Especialização em Business and Executive Coaching (ICI/Alemanha);
Coach pelo BCI (Behavioral Coaching Institute); Trainer em PNL (Programação Neurolingüística).




13h00 – “Pedagogia da Linguagem: uma análise psicanalítica da educação” - Na teoria de significante, a linguagem e a fala acionam a experiência singular do aluno frente ao processo ensino-saber. Na teoria de saber, a linguagem, a fala e a palavra são resgatadas, em que o aluno constrói um saber mais subjetivado. Na teoria de linguagem, a palavra precisa ser passada ao aluno, para resgatar seu discurso. Na teoria de desejo, a investigação sexual infantil determina formas de pensamento e os vínculos entre professor e aluno cria ou não a possibilidade de saber.
Palestrante: Dr. Paulo Arthur Buchvitz 
- Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1988), mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Foi Professor doutor na Universidade Estácio de Sá nos cursos de Psicologia e Pedagogia. Foi Coordenador do Setor de Psicologia Aplicada - SPA na Universidade Estácio de Sá. Atualmente é psicólogo clínico, professor doutor de graduação, pós-graduação no Isecensa. Coordenador do curso de psicologia dos Institutos Superiores de Educação Nossa Senhora Auxiliadora.



14h00 – “Hipnose como ferramenta estratégica no tratamento de paciente oncológicos” - As técnicas de hipnose podem ser utilizadas como ferramenta estratégica nas fases do diagnóstico, Tratamento e prognóstico do paciente com câncer. Em particular promovendo reestrutura de pensamento sobre a doença e o tratamento, adequando seus comportamentos para atender a suas necessidades particulares, promovendo a aderência ao tratamento, minimizando os efeitos colaterais da Quimioterapia e da radioterapia, melhorando suas relações interpessoais com a equipe hospitalar e familiares e consequentemente promovendo melhor qualidade de vida.
Palestrante: 
Profª Clystine Abram Oliveira Gomes - CRP: 15048-05 ; Presidente do Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada (IBH), coordenadora da Pós Graduação em Hipnose Clínica, Hospitalar e Organizacional da SPEI no Hospital Phillipe Pinel (RJ) e no Instituto Sapiens da Capacitação Humana (MS), coordenadora da Pós Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental da SPEI no Hospital Phillipe Pinel (Rj), coordenadora da Pós graduação de Psicologia Médica, psicossomática e neurociência da Spei no Instituto  Sapiens de capacitação Humana( MS), coordenadora do curso de Formação Clínica do IBH ( RJ e MS).
 

15h00 –  "Autoestima e Saúde" Como a utilização da Autoestima e sua observação nas primeiras fases de maturação podem influenciar na formação do sujeito psicólogico.
Palestrante : Profa. Msc. Beatriz Acampora -
Psicóloga, Jornalista, Arteterapeuta, Professora da Universidade Estácio de Sá, Diretora do Instituto de Psicologia Ser e Crescer, autora do livro 170 Técnicas Arteterapêuticas 

Resumo

16h00 – “Institucionalização precoce e o controle subjetivo na infância: cartografia de uma problemática contemporânea” - Existem modos de fazer existir o devir-criança. Ele não pára de nascer, pode ser até bloqueado com a ação constante da disciplina, mas não pára de nascer. Podemos perceber que a IP está repleta de caracteres que afetam diretamente a formação subjetiva dos indivíduos, moldando um novo jeito de ser criança, de ser mãe, um novo modelo relacional de família.
Palestrante : Vivian de Jesus Correia e Silva
- Psicóloga da Assistência Social da Prefeitura Municipal de Miracatu (Vale do Ribeira - SP) é graduada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Assis;  Mestranda em Subjetividade e Saúde Coletiva na mesma universidade. Possui Bacharelado, Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogos, 2008.



17h00 – “A pedagogia das cores” - A pedagogia das cores é uma proposta de mudança que começa de dentro para fora, estimulando o educando a utilizar as cores a seu favor no aprendizado e comportamento. Mente sã, aquela que filtra estímulos negativos, interagindo com o meio de forma positiva.
Palestrante : Profª Solange Depera Gelles
-  Pedagoga e escritora; Livros: Em coma (2009); Manual da pedagogia das cores (2011); www.pedagogiadascores.com.br



ANAIS II CVPSE - Dia 19 Hotel Pestana - Mesas Temáticas



Anais do II Congresso Virtual de Psicologia Saúde e Educação  19 e 20 de Maio de 2012

Dia 19 de Maio - Sábado - Presencial / Virtual

No dia 19 de maio, sábado, no auditório do Hotel Pestana, na orla de Copacabana, Rio de Janeiro, foi realizado o primeiro dia do II CVPSE. Este evento é realizado pelo Instituto de Psicologia Ser e Crescer em conjunto com o Programa de Mestrado em Cognição e Linguagem da UENF-RJ. Com o apoio da Estácio de Sá, FAMESC, CRP-RJ e Portal Psicopedagogia On Line e o apoio em divulgação de: Psicológica TV, Tv Litoral NF, WAK Editora, Viacabo Tv, Portal de Notícias URURAU, IBH , Portal Projetos Pedagógicos Dinâmicos , EDUCAED e Portal da Revista Saúde S/A.

Todas as Mesas Temáticas foram registradas em vídeo pela Psicológia TV que estará, em breve, disponibilizando para todo o público pela internet em seu portal.

Comissão científica:
Dra. Arlete Parrilha Sendra - Pós-Doutora em Semiótica - PUC RJ e  Universidade de Salamanca
Dr. Carlos Henrique Medeiros de Souza - Doutor em Comunicação UFRJ
Dr.  Luís Antonio Monteiro Campos - Doutor em Psicologia UFRJ
Dr. Marcelo de Oliveira Souza - Doutor em Física (Cosmologia) UFRJ
Dr. Paulo Arthur Buchvitz - Doutor em Educação e Psicanálise  FEUSP
Dra. Rosalee S. C. Istoe - Doutora em Ciências Saúde da Criança e da Mulher, Bioética IFF-FIOCRUZ


Comissão organizadora:
Prof. Me. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira - Mestre em Cognição e Linguagem UENF
Prof. Me. João Batista de Oliveira Filho - Mestre em Cognição e Linguagem UENF

Monitores de Auditórios Virtuais
Daniel de Abreu Vargas
Guilherme Oliveira
Daniela Cristina Lima de Souza
Rafael Lee Marçal dos Santos
08H - Credenciamento no Auditório do Hotel Pestana -As portas do Auditório São Pedro da Aldeia do Hotel Pestana foram abertas para a entrada dos participantes.Neste dia, a programação do Congresso é compostas por mesas temáticas onde um presidente abre e encerra os trabalhos com mais três ou quatro profissionais que abordam os temas propostos.

Sinalização na entrada do Hotel Pestana
 Sinalização no Hall de Entrada do Hotel
 Vista da praia de Copacabana e Mesa Diretora
 Sinalização interna para o evento

09H MESA DE ABERTURA - Universidade Estácio de Sá - A Formação do Psicólogo 
Presidente de mesa:  
Prof. Dr. LUIS ANTONIO MONTEIRO CAMPOS
-Psicólogo, Coordenador Nacional Pedagógico do Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá
Formação de mesa:

Profa. CLAUDIA BEHAR -
Psicóloga, Coordenadora do Curso de Psicologia do campus Rebouças da Universidade Estácio de Sá
Profa. Msc. BEATRIZ ACAMPORA -
Psicóloga, Jornalista, Professora dos cursos de Psicologia e Gestão Hospitalar da Universidade Estácio de Sá

 Primeira Mesa Temática

10H MESA TEMÁTICA - Utilização da Hipnose na Saúde
Presidente de mesa: Dr. ANGELO TASSO - Odontólogo, Cirurgião dentista, Hipnoterapeuta Clínico
Formação de mesa:

Profa. JACQUELINE MARTINS -
Enfermeira, Instrumentadora Cirúrgica, Hipnoterapeuta
Prof. ELIAS PEREIRA LINS -
Psicólogo, Professor de Hipnose e Hipnoterapeuta Clínico
Prof. JUAN MANUEL FONTIVERO -
Profissional de Educação Física e Hipnoterapeuta 

  Dr. Angelo Tasso - Apresentação -
  Jacqueline Martins - Apresentação -
 Prof. Elias Lins - Apresentação -
   Prof. Juan Manuel - Apresentação -

11H MESA TEMÁTICA - Por que psicólogos na escola? - CRP 
Presidente de mesa:
Profa. VIVIANE PEREIRA
- Psicóloga do PROINAPE – Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas (NIAP/SME-RJ) e Colaboradora da Comissão de Políticas Públicas do CRP/RJ
Formação de mesa:

Prof. Msc. LUAN CARPES BARROS CASSAL  -
Mestre em Psicologia pela UFRJ
Coordenador-Adjunto do Projeto Diversidade Sexual na Escola-UFRJ e Colaborador da Comissão de Políticas Públicas do CRP/RJ
Prof.
Jorge Ferreira - Professor de Psicologia da FAETEC - ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL SANTA CRUZ e Psicólogo Escolar da rede municipal de educação da Prefeitura de Itaguaí
Ana Chacel -
Graduanda em Psicologia pela UFRJ


 Prof. Msc. Luan Carpes -Apresentação -
 Profa. Viviane Pereira
 Prof. Jorge Ferreira



Ana Chacel





14H MESA TEMÁTICA - Estruturas Psíquicas Presentes Na Prática do Ciberbullying na Escola - Programa de Mestrado em Cognição e Linguagem da UENF-RJ
Presidente de mesa:
Prof. Dr. CARLOS HENRIQUE -
Doutor em Ciencias Sociais (Comunicação e Processos ) pela UFRJ - Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. Coordenador do Mestrado Interdisciplinar - PGCL / UENF
Formação de mesa:

Profa. Dra. Bianka Pires -
Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF
Jefferson Cabral Azevedo - Mestrando do Programa de Cognição e Linguagem da UENF

 Visão do público presente às 14h00
 Dr. Carlos Henriques
 Dra. Bianka Pires
 Prof. Jefferson Cabral
 
 Público às 15h00


15H MESA TEMÁTICA  - Análise Comportamental
Presidente de mesa:
Prof. Msc. JOÃO OLIVEIRA -
Psicólogo, Mestre em Cognição e Linguagem, Diretor do Instituto de Psicologia Ser e Crescer
Formação de mesa:

Prof. Gil Gomes - Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universo e Diretor do IBH
Dr. Pedro Henriques -
Juiz da Vara de Infância e Juventude de Saõ Gonçalo, Subcoordenador  da Coordenadoria Estadual do Juizes de Infância e Juventude RJ e Vice-Presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude (ABRAMINJ)
Prof. Fernanda de Sena Reis
-Psicóloga com Pós-graduação em Hipnose Clínica, Hospitalar e Organizacional da SPEI , Formação em Psiconeuroimunologia pelo IPSPP (SP)


 Prof. Msc. João Oliveira - Apresentação - Texto -
 Prof. Msc. Gil Gomes
 Prof. Fernanda Sena - Apresentação -
 Dr. Pedro Henriques

16H MESA TEMÁTICA - Arteterapia , Saúde e Educação
Presidente de mesa:
Profa. Msc. BIANCA ACAMPORA -
Psicopedagoga, Arteterapeuta, Presidente interina do Sindicato dos Arteterapeutas do RJ, Mestre em Cognição e Linguagem, autora dos Livros 170 Técnicas Arteterapeuticas e Psicopedagogia Clínica.
Formação de mesa:

Profa. Msc. Maria Cristina Urrutigaray
- Psicóloga, Arteterapeuta e Coordenadora do Curso de Psicologia do campus Ilha do Governador da Universidade Estácio de Sá
Profa. Msc. Beatriz Acampora -
Psicóloga, Jornalista, Arteterapeuta, Professora da Universidade Estácio de Sá, Diretora do Instituto de Psicologia Ser e Crescer, autora do livro 170 Técnicas Arteterapêuticas
Prof. Msc. Jorge Braga
-Psicólogo, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora Especialização em Psicologia Junguiana pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação, Doutorando em Educação pela UFF e Analista Junguiano pelo Instituto Junguiano do Rio de Janeiro . 





 Profa. Msc. Bianca Acampora - Apresentação 01 - Apresentação 02 -
 Profa. Msc. Maria Cristina Urrutigaray - Apresentação -
 Prof. Msc. Jorge Braga
Profa. Mcs. Beatriz Acampora - Apresentação -



17H MESA TEMÁTICA - Psicanálise e Saúde
Presidente de mesa:
Prof. Dr. ALEXANDRE BALBI -
Doutor pela UFRJ, Psicólogo e Psicanalista, Psicólogo da Stª Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Professor Universitário.
Formação de mesa:

Prof. JOSÉ ROBERTO BASTOS  -
 Psicólogo e Psicanalista, Professor Universitário.
Profa. TERESINHA ANCIÃES
-  Psicóloga e Psicanalista, Coordenadora do Setor de Psicologia Aplicada do campus AKXE da Universidade Estácio de Sá
Profa. FLAVIA ALBUQUERQUE - 
Graduada em Fonoaudiologia Psicanalista  pós-graduada em Teorias e Técnicas da Clínica Psicanalítica

 Prof. Dr. Alexandre Balbi
 Prof. José Roberto Bastos
 Profa. Teresinha Anciões
 Profa. Flávia Albuquerque